Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 10 de novembro de 2013

Invasores incômodos

ESTOU VISUALIZANDO AOS LEITORES QUE CADA VEZ MAIS MEU BLOG VEM SENDO LIDO EM MUITOS RECANTOS DESTE PLANETA. SEM MEDO DE SER FELIZ É O MEU LEMA.
SEGUNDO ZAFFIR, O LEITOR DAS ALMAS, TEMOS UMA FERRAMENTA MARAVILHOSA PARA ESPALHAR O BEM. ESTOU FAZENDO A MINHA PARTE. 

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
2101
Estados Unidos
617
Rússia
257
Alemanha
135
Portugal
38
Ucrânia
25
Suíça
20
Espanha
18
Polônia
14
Índia
12

Esta matéria eu compartilho a título de informação para todos os que sofrem de problemas crônicos de pele. Alguns  problemas que aconteceram com meus filhos em 1989 que eu relatarei em tempo oportuno. Alguns problemas que vivenciei ao longo de minha carreira médica também irá contribuir para quem deseja saúde e quem sabe abrir uma janelinha para o conhecimento para profissionais que se interessam pela saúde própria, dos filhos e quem sabe até de seus pacientes. Relatarei a caminhada com muitas dificuldades até a resolução de um problema grave de um de meus filhos. Acabei expandindo para meus pequenos pacientes e também os adultos. Segundo Zaffir, O leitor das almas, diz que devemos utilizar a internet para o bem, para a paz, para o amor e ou para diferentes possibilidades que revertam em bem as pessoas que necessitam de uma luz na escuridão. Agradeço ao meu Deus por ter ao longo destes anos me motivado a prosseguir pela fé. Esta fé que me impulsiona a frente e me torna uma mãe melhor, uma profissional melhor e assim teremos cada vez mais responsabilidades de trazer a alegria do bem viver.
A esperança por dias melhores deve ser perseguida. E quem busca o melhor para sua saúde física e mental deve ser incentivada. Meus amados filhos me ensinam todo o dia e meu amor incondicional de mãe me torna uma cientista da vida.  Afinal quem gera 3 bebês , hoje homens médicos para o bem. A partir desta experiência materna me desdobro como posso para aprender mais e a descobrir mais pela grande curiosidade pela compreensão da problemática, que pode ser tornar uma vida.
A cada dia me torno mais e mais animada pela minha vida e pela vida de quem confia no meu trabalho de 'expert" do bem viver.

Sou sim radical quando digo que me divorciei de todos os alimentos desorganizadores e que me envelhecem. Tenho sido muito vigilante com que eu amo, minha família, Cobro, falo forte e se eu puder "puxo a orelha" para acordar antes de dormir para sempre ou sofrer de doenças debilitantes.


Compreender a vulnerabilidade do ser humano em ser o hospedeiro de invasores incômodos e que traz alteração da aparência física e prejudicando muitas vezes a auto estima.  Nossa biota ( FLORA INTESTINAL) é constituída por milhões de microrganismos, uns ditos bons ou benéficos e outros ruins, causadores de muitos distúrbios, doenças de pele, cabelos e unhas. Na China há pesquisas que a flora intestinal equilibrada terapêuticamente ajuda a emagrecer. Eu costumo dizer que o intestino delgado e grosso é uma caixinha de surpresas ou digamos que esconde muitos mistérios ( = caixa preta).
Me interesso por buscar a solução de muitos problemas ditos de difícil tratamento. Acredito fortemente na influência de nossos hábitos ruins de alimentação e sobre a influência do meio ambiente na nossa biota intestinal.
Histórias interessantes para quem sabe trazer a luz do conhecimento a tantos problemas sem um esclarecimento. Pois somos treinados para tantos problemas e ainda muitas vezes não conseguimos esclarecer. A sáude pode ser prejudicada por inúmeros fatores, desde o ar que respiramos, a água que bebemos e do que nos alimentamos equivocadamente. Os desafios estão todo o dia sendo uma questão de ousar e enfrentar ou cruzar os braços. Eu decido ousar e ir em frente. Levo pedradas na caminhada e mesmo assim permanceço na busca do melhor para minha vida, meus filhos e de meus clientes. A causa idiopática, sem causa esclarecida ou origem desconhecida ainda está nos livros de medicina.Ufaaa...estou conseguindo decifrar algumas charadas que a vida me pregou. Obrigado a minha alimentação que me fortalece a cada dia e me dá condições de perseguir o que acredito muito. 

O texto - 
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Micoses são infecções incômodas e resistentes, causadas por aproximadamente 100 espécies diferentes de fungos, algumas vezes confundidas com alergias ou mesmo hanseníase. Alimentando-se de gordura e/ou queratina presentes no corpo, os fungos desenvolvem-se quando encontram situações propícias para tal, como alta umidade e calor; ou quando a imunidade da pessoa está comprometida. No primeiro caso, geralmente se trata de uma infecção superficial. No segundo, pode atingir órgãos internos, sendo então classificada como uma infecção profunda. Imunodeprimidos, como portadores do vírus da AIDS, ou mesmo pessoas internadas em UTIs estão mais propensas a adquiri-la.

Além de causar desconforto e alterações estéticas, esses fungos propiciam também a entrada de outros patógenos, como bactérias. Tal situação é bastante comum no caso de frieiras (também chamadas de pé de atleta). Assim como as micoses das mãos, estas se apresentam na maioria das vezes como fissuras, descamações, ou vesículas localizadas entre os dedos.
Outra manifestação desses patógenos é a tinha crural, encontrada de forma mais frequente entre as coxas, principalmente durante o verão; a de couro cabeludo, apresentando-se como placas com descamação, com ou sem pus; tinha de barba, com bordas bem definidas; e tinha de corpo, avermelhada e com microvesículas. Além disso, unhas também podem ser acometidas pelos fungos, dando aspecto grosseiro às mesmas: são as onicomicoses.

Fungos típicos da constituição normal de nosso corpo também são capazes de provocar micoses, quando algum fator propicia seu crescimento exagerado.  É o caso da Malassezia furfur e da Candida albicans.

A primeira provoca lesões arredondadas, escamosas e de coloração variável, geralmente presentes em locais pilosos. Oleosidade e suor excessivos propiciam sua proliferação demasiada. Já a segunda é responsável pelos sapinhos e candidíase. Mucosa oral, dobras da pele, unhas, cantos da boca e região vulvovaginal são os locais mais frequentemente afetados por ela.

Prevenção:
• Enxugar bem o corpo, após o banho.
• Preferir usar roupas feitas com fibras naturais, como o algodão, já que ele não retém o suor; e calçados abertos, pelo mesmo motivo.
• Usar luvas ao entrar em contato com o solo.
• Não entrar em contato com lesões micóticas de animais ou pessoas infectadas.
• Não utilizar roupas, toalhas, materiais de manicure, dentre outros, que não sejam de uso individual.
• Evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos.
• Cuidados especiais aos pacientes imunodeprimidos.

Diagnóstico:
Suspeitas de micose devem ser analisadas pelo médico dermatologista. Na maioria dos casos, apenas pelo aspecto em que se apresentam as lesões, a infecção já é diagnosticada. Entretanto, há situações em que é necessária a análise da lesão e, para tal, é necessário que se colha o material.

Tratamento:
Geralmente é demorado. Pode ser requerido apenas o uso de pomadas locais, ou também a utilização de medicamentos via oral.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário