Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Livre arbítrio

BOAS PRÁTICAS PARA O BEM VIVER
"Nutrir-se e viver com saúde"

Eu escolho a vida que eu quero. Não posso esquecer que para tudo tem receita. Receitas com qualidade e receitas com sabor. Eu hoje escolho com qualidade. Mas por muito tempo em minha vida escolhi com sabor. Amava muita coisa. Amava chocolate, pão, café com leite, arroz branco com galinha caipira, feijão com charque e chiclé. Hoje amo viver com saúde. 

A vida com qualidade é desejada por todos os humanos.

A todos, independente de ser céticos ou religião que tenha escolhido eu me manifesto positivamente diante da vida. Sou católica não praticante e tenho minha prática de acreditar em um ser superior e criador de todas as coisas do U niverso. O médico se destaca das demais profissões pelo alvo. Ninguém se escapa de um dia precisar ser atendido por este profissional. Ele escuta as mais diversas declarações, tanto de tristeza, de sofrimento como também de alegria da gravidez e do nascimento de bebês. Fui pediatra por um tempo atendendo em emergência e sala de parto. É muito emocionante ter esta experiência e nos revigora em todos os sentidos.

Ninguém deseja os sofrimento. Mas ele existe e a toda hora estamos assistindo notícias que nos entristecem muito.

 Sou favor da prática médica assistencial. Alguém tem de se dedicar a cuidar dos doentes assim como também cuidar dos não doentes. As cirurgias, os transplantes e UTI’s salvam vidas.

Parabéns a todos os médicos pela escolha dessa linda e nobre profissão. Aos meus colegas desafiadores com "a visão do outro olhar" eu desejo que sigam em frente.

Para os colegas que encorajam a prática da medicina preventiva, para uma vida com qualidade ministrando cursos pelo Brasil afora, o meu mais sincero agradecimento. Os enfoques diversos como a fisiologia, a bioquímica, a biologia celular e a nutrição com qualidade trazem o alento para muitas condições de saúde limitantes.
A medicina contribui para o bem estar, sempre. O que pode ser diferente é a abordagem de cada profissional.

Acontece que existem os precavidos e os desavisados. Estou mais na abordagem precavida para mim, meus filhos e a quem interessar. Na caminhada encontro uma série de problemas. Encontro os preocupados e os despreocupados.
A visão cuidadosa dos hábitos alimentares tem sido o meu interesse. Eu desejo adiar a doença da velhice ou da idade. A nossa constituição protege as nossas escolhas,  livre arbítrio.

Eu escolho para minha vida o que eu julgar mais interessante ou importante.  Sou uma pessoa com a minha individualidade e minha hereditariedade. Estou desde 1997 repensando a minha história de vida e de entendimento do processo adoecer ou ser saudável.

As boas práticas de alimentação e de atividade física interessam aos preocupados. Planejar o bem viver também é importante. Trabalhar também é essencial e incluindo a saúde. Pois sem saúde o trabalho nem existiria . É uma escolha de vida prevenir e melhorar a caminhada.

A morte sempre é um momento triste. Mas mais triste ainda quando me deparo com a morte de colegas, amigos e conhecidos ainda muito jovens. Afinal ter entre 50 e 60 anos é adulto jovem e ainda poderia ter mais tempo de vida. A pergunta é porque tantos na idade jovem morrem abruptamente? Eu acredito em escolhas alimentares benéficas e maléficas.   Quem planta colhe. Ninguém será inocentado pelas escolhas. Elas afetam as células e o tempo de sobrevida pode ser encurtado.

As surpresas desagradáveis acontecem todo dia. Ontem ( 05.09.2013) me contaram que a esposa de um colega neurologista morreu de infarto fulminante aos 53 anos. Muito jovem para morrer. Outro caso que me deixou muito triste foi a minha vizinha.  Ela sofreu um AVC hemorrágico aos 58 anos (em novembro de 2008) e está em uma clínica sendo cuidada em suas necessidades especiais. As sequelas são severas dependendo da extensão e do tempo de atendimento. Ela teve o AVC na casa de sua amiga, cujo esposo estava de plantão no mesmo hospital onde foi realizada a cirurgia de emergência. Teve uma sorte incrível, pois poderia ter acontecido com ela em casa e sozinha. 

O AVC ( acidente vascular cerebral hemorrágico) foi inesperado e aconteceu em torno de 20 horas da manhã e neste momento ela perdeu os sentidos. Chegou a ser o caso mais grave de uma UTI da minha cidade.

A clínica que minha amiga está recebe  pessoas com idade avançada e/ou com necessidades especiais.  Digamos que está acontecendo reações positivas observados pela equipe. Ela se alimenta pela sonda colocada na gastrostomia. 

Em uma visita sou recebida com alegria e a proprietária se dirige a mim dizendo: "sobe lá que tua amiga já está falando". Subi as escadas com um contentamento muito grande. 
Estou numa empreitada difícil e ousada. Me considero organizando a bagunça. Os meus louros estão começando aparecer finalmente.
Não desejo humilhar ninguém que fique bem claro. Estou mesmo radical no que se refere as necessidades de nutrientes essenciais para o bom funcionamento da minha máquina inteligente. Não consigo mais agredi-lo com doces, refrigerantes, farináceos e outros “ditos alimentos vazios”. Nossa máquina inteligente reage aos nutrientes e então baseada nessas minhas observações estou sugerindo um reforço a dieta da clínica.

Para surpresa de todos e “esperado por mim” está articulando as palavras como pude constatar. Meu nome foi dito por ela e resumiu uma frase que eu lhe dei de exemplo para que soletrasse e disse: saudades de você.  Para minha alegria estou conseguindo uma história de desfecho surpreendente e diferente do esperado. Os efeitos do AVC são diversos a perder de vista. Muitas áreas comprometidas. A coordenação da deglutição, perda da fala, estrabismo, rigidez lado contrário ao AVC, etc...). Agora os olhos alinhados e a minha sensação de um olhar "manso" e esboçando um leve sorriso. Fiz exame de sensibilidade tátil na planta do pé direito, fiz digito pressão e esboçou um sim com movimento de cabeça, é "subjetivo". Gosto de criar alternativas para situações graves.  Me empenho e acredito que diante desta máquina inteligente que é nosso corpo humano e as regras devem ser seguidas para que ele tenha as condições de reagir, mesmo dentro de uma situação grave e de extrema complexidade. Entendo que sem gasolina o carro não anda.  Igual para o corpo humano. A melhor nutrição deve ser instituída para que encontre as condições adequadas e aconteça um rearranjo. A minha amiguinha realmente é um caso de sorte em estar com sua amiga no momento do acontecido e ter a sua amiga aqui que não cruzou os braços. 

Ontem seu filho me conta mais uns avanços. Estão tentando introduzir a alimentação pela via normal.  Ela era um caso final ou perdido. Para mim pode ser um recomeço de tudo se der tempo.  

Só tenho a manifestar a minha alegria e ver o seu filho dizer que está surpreso com toda esta evolução. O desfecho não sei, mas estou tornando a caminhada melhor mesmo no “tsunami” da vida.

Um comentário:

  1. Dra, que clareza neste seu depoimento. Sabe a senhora, dra Maria Emilia, o quanto eu cresci com a sua ajuda. Suas orientações sempre me serviram e são hoje a minha saúde psíquica e física. Continue e não desista jamais das suas esperanças no ser humano fragilizado! Sua sempre agradecida, Ivone

    ResponderExcluir