Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



terça-feira, 16 de julho de 2013

Ciência para o bem viver

A alimentação seria comparada ao combustível para o corpo humano. Havendo este entendimento facilita a decisão em escolher o bom alimento e evitar os prejudiciais.

Eu sou responsável pela minha saúde e de meus filhos. Quando pequenos eu mandava. Que bom seria que eu tivesse a compreensão que eu tenho hoje para poder melhorar ainda mais a alimentação dos pequenos.

Lembro do carrinho de supermercado abarrotado de alimentos que hoje não conseguiria colocar mais. Isso na época que meu filho hoje com 31 anos tinha. O bom que apesar de comprar alimentos que hoje eu evito sempre, criei meu filho mais velho sem açucar.

Meu primeiro filho casou e saboreou muito sorvete, por ser quem sabe a confraternização da felicidade conjugal. Como qualquer um que prova esta saborosa e delíciosa guloseima fica viciado. Quando mais e mais, mais e mais e até que em algum momento decidiu parar.  Sofreu a influência do meio ambiente como todos os normais. Também se apaixonou. Hoje sei que saiu da dieta,  aumentou de peso e hoje retornando aos ensinamentos que recebeu quando ainda pequeno.

Minha mãe era artezã de doces na fazenda e eu sofri a influencia do meio rural. Ainda bem que a minha tendência era por salgados. Será esta escolha inconsciente era para equilibrar, já que minha fragilidade digestiva era visível. Em viagens era o caos, com nauseas e as vezes vomitava, um sofrimento.

Estas escolhas aconteceram sem eu entender, simplesmente me sentia melhor consumindo salgados, mas nunca alimentos fortes.
Fui uma mãe que gostava menos de doces e mais de salgados acabei influenciando positivamente os meus pequenos. Sempre priorizei as 3 refeições do dia e muita fruta eu tinha em casa a disposição.

O fato de eu preferir mais salgados evitou que eu tivesse sobremesa na geladeira por exemplo. Não gostava de fazer doces. Eu tinha uma queda por docinho de chocolate e chocolate,mas era só.   Na páscoa deste ano de 2013 e 2012 o meu caçula me surpreendeu. O pai dos meus filhos ( filho de italiano e gosta de fartura, doces,...) sempre compra os ovos de chocolate. O  caçula me passa o seu ovo para que eu presenteie a quem queira. Fico com a consciência pesada em dar a alguém.  O fato dele me passar o ovo e não querer comer me deixa muito animada.  As nossas conversas regadas a muito carinho e amor surtiram efeito.  Pois em nossa cultura doce é "amor da vovó" para o netinho ou de pessoas amorosas para com amigos e pessoas do bem querer.
Agora que meus filhos são adultos,  tento influenciar positivamente.  Sabemos que a industria cria armadilhas visuais.  As cores de determinados alimentos aguçam o sensorial e aqui reside o perigo. Passa a ser consumido com frequência e pouca importância é dada a respeito do real valor nutricional. Passa despercebido esta escolha eventual e que em algum momento passou a ser prazeroso. Vou comentar um pouquinho do caminho que percorre os alimentos e o nosso gastrintestinal.

O processo digestivo iniciando pela mastigação eficiente proporciona a ação das enzimas presentes na saliva. O estômago, também com suas enzimas atuando, faz o trabalho de processamento e manda adiante para a finalização e para depois ser assimilado pelas vilosidades intestinais.

As vilosidades intestinais ao longo da vida vão sofrendo uma espécie de atrofia variando de intensidade conforme a dieta individual e herança genética.

O estômago é uma recepção. Exerce a função de triturar o alimento que foi "bem" mastigado. Este complexo trabalho transformando alimentos em pequenas partículas poderá estar prejudicado se a mastigação não for observada associada a escolhas inadequadas dos alimentos. A presença das enzimas no processo digestivo, absortivo e assimilatório é muito importante. Se acontecer da falta neste processo muitas etapas bioquímicas ficarão prejudicadas, ocorrendo problemas muito mais tarde na vida do indivíduo.

O grande problemas é as paixões e amores perigosos. Eu amo "pão" ou sou "apaixonada" por doces, eis o perigo.

A repetição de alimentos (carnes, farináceos, doces e outros ditos vazios) altera de tal forma o metabolismo que em muitas situações fica difícil reverter. É o caso das pessoas que tentam emagrecer e não conseguem. Ou tentam parar de comer doces e não conseguem, a força da atração é muito intensa a ponto de dominar o dependente. A energia vital em algum momento da vida será notada. Dentre os mais prejudicados encontra-se a vesícula "cansada" e outros como fígado, intestino e pâncreas.

Os excessos vão desorganizar sim o processo digestório.

Metabolismo lento é o que mais aparece. Inúmeros fenômenos circulatórios, dependendo da região mais acometida as vezes não tem uma causa bem definida.
Acontece desconforto gástricos ( azia, dor estomacal, estufamento, gastrite ) e a dieta nem sempre resolve.

Para o pianista o órgão choque é os dedos enquanto que para a costureira é a coluna. A coluna vertevbral tem sido relatado como muito frequente entre a população. A nutrição mineral através da ingesta de vegetais e proteínas ajudam a retardar estes problemas que podem parecer da idade, mas acomete jovens também.

Toxinas presente no organismo decorrente da poluição do ar, alimentos processados com corantes, acidulantes, emusificantes e outros tantos na tentativa de conservar podem prejudicar o metabolismo.

Os contaminantes associado a má alimentação vão ter forte impacto na saúde, bem estar afetando a vitalidade, concentração, memória, sono, humor..



Nenhum comentário:

Postar um comentário