Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



terça-feira, 23 de julho de 2013

Ondas eletromagnéticas

Plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi

Cinco estudantes da escola Hjallerup, na Dinamarca, descobriram que plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi.

A ideia de fazer o experimento surgiu quando as garotas perceberam que, ao dormir com o celular próximo de suas cabeças, não conseguiam se concentrar nas aulas no dia seguinte.
Leia também

O grupo decidiu, então, testar o efeito da radiação de celulares no cérebro humano. Mas como as garotas não tinham acesso à estrutura necessária para fazer um estudo dessa magnitude testaram o efeito da radiação em uma planta.

As estudantes prepararam bandejas com sementes de um tipo de agrião. Seis recipientes foram colocados em uma sala sem radiação. O restante ficou próximo a dois roteadores. De acordo com os cálculos das alunas, o roteador emitia o mesmo tipo de radiação de um celular comum.

As plantas foram analisadas durante 12 dias. No fim do período, a equipe observou que boa parte das plantas estava morta ou não havia crescido. Enquanto na sala sem radiação as sementes de agrião germinaram.

Mas para que o efeito do roteador sobre as plantas seja comprovado, o experimento precisa ser replicado por algum cientista. Um professor de neurociência do Instituto Karolinska, na Suécia, tentará refazer o teste para comprovar os resultados.


Imagem exibe a diferença entre as plantas que cresceram na sala sem radiação para as que ficaram próximas aos roteadores.

________________Dra. Maria Emília comenta:


É isso mesmo. Quando fiz um curso sobre Metais Pesados e Agrotóxicos aprendi sobre ondas eletromagnéticas também. As antenas de transmissão de energia elétrica, os rádios relógio nas cabeceiras da cama, a TV perto colocada próxima aos pés da cama ( a disposição deve estar distante no mínimo de 3 metros de distância) e o mesmo a TV na sala de estar,  computadores no quarto e outros aparelhos. A interferência das ondas eletromagnéticas no campo magnético humano é ainda pouco estudada e vale os cuidados. Para o que não é comprovado ems eres humanos é bem interessante os estudos em plantas que são mais sensíveis e dependem de um ambiente adequado. 

Outra nada boa é a energia de microondas utilizado largamente pela população, que deve estar bem localizado. Como a industria produz e deixa de instruir, se é por desconhecimento ou desinteresse eu não sei, vale o conhecimento ou a busca por entendimento através das informações. O microondas deve estar disposto acima da cabeça para impedir a penetração no organismo humano. São ondas ionizantes de baixo comprimento de onda mas com alta penetração. Portanto a disposição e o uso incorreto é mais um fator de risco para desorganização celular ( tumores).  Nada como usar como alternativa um forno elétrico ou até mesmo o aquecimento em fogão. O problema aqui é a exposição repetida e no mesmo local. Ou seja se estiver na altura dos seios o risco é alto, pois ele age onde tem mais líquido e/ou gordura.  É um bom meio para alterações celulares.  Estou organizando as duas cozinhas de dois filhos, colocando um "nicho" para o microondas, uma caixinha que prende na altura acima da cabeça. Eu optei por não ter este aparelho.

5 comentários:

  1. Verdade!!! se não soubermos usar este aparelho(microondas) é uma "arma" dentro de casa. Infelizmente esta informação não é divulgada. Eu tive a oportunidade de participar de um curso sobre congelamento de alimentos,enquanto, cursava faculdade de Nutrição. Eu uso e muito, com todo cuidado.Mas, os que não sabem usá-lo? Quando oportunidade sempre informo "as pessoas". Ana(Nutri)

    ResponderExcluir
  2. Ao ler teu comentário Ana lembrei que foi dito que o microondas somente é viável para descongelamento de carnes em geral. Os vegetais em geral alguns no vapor e jamais no microondas. Bem sobre congelamento, nunca congelar alimentos de origem farinácea.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado Dra.Mila, eu me referi sobre como usá-lo, para não ocorrer um fator de risco que venha prejudicar a nossa tão preciosa saúde, como bem foi explicado por vc.Gostei e aprendi muito também. Quanto ao descongelamento de alimentos, sempre usar o refrigerador e/ou microondas sempre respeitando todos os cuidados preconizados para então manipulação dos alimentos. Os vegetais tbém. no refrigerador ou vapor, depois então aquecer no microondas.ABÇ. Ana(Nutri)

    ResponderExcluir
  4. Outro detalhe sobre o microondas é nunca abrir na hora do término do aquecimento. Sempre aguardar 5 minutos para abrir, porque a mesma intensidade que cozinha ou aquece, também afeta tecidos moles de nosso corpo. Aprendi que jamais utilizar para vegetais, somente para descongelamento de carnes. Quem utiliza para vegetais come um amontoado de fibras apenas, sem os nutrientes. Eu me referi ao refogar legumes que é o ideal para preservar os nutrientes, mas nunca muito tempo de cozimento. O que me chama atenção é a industria não ser informada quando faz os mobiliários de cozinha, todos com local inadequados para o micro.

    ResponderExcluir
  5. As informações que repasso foram obtidas em curso ministrado pelo médico Phd, Dr. Igor Weisslief, professor de clinica médica em Botucatu e especialista em toxicologia, referência no Brasil para estas questões de interação de contaminantes e saúde humana, inclusive meio ambiente, solo e produção de alimentos.

    ResponderExcluir