Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



sábado, 12 de janeiro de 2013

A caminhada ...


As recordações de vida são algumas ferramentas que podem fortalecer ou fragilizar a capacidade individual de vencer os obstáculos.  Capacidade  de enfrentamento das adversidades pode fazer a diferença.

No final das contas as mães,  parte desse mundo,  podem dar o seu exemplo e a contribuição necessária. Até quem sabe contribuir com descobertas e constatações, pois ser mãe é uma especialidade incontestável, dar vida a outro ser.  Se a vida nos ensina porque não interagir.

O meu  intuito de poder ser mais uma mulher para somar esforços por um mundo melhor.

A mente de uma mãe com capacidade criativa não deixa de ser uma cientista vital. Então eu me incluo nesta também e isto me obriga a cada dia ser melhor para com meus amados filhos e os que me procuram para a qualidade de vida.

Procurar a luz e esclarecimentos é da natureza humana. A necessidade cria até soluções antes tidas como impossível. A tarefa de buscar é de quem está insatisfeito e quer mais entendimento. Alguns fatos que me instigou a me  tornar apreciadora e a realizar pouco a pouco algumas constatações.

Cada profissional dentro de sua habilidade e conhecimento auxilia os demais. As mães dotadas de uma especialidade que a natureza lhes capacitou interage positivamente. Os conhecimentos que a vida  proporciona é ferramenta de construção para um mundo melhor.

Programas de abordagem informativa é muito positivo. Foi o que observei hoje assistindo a um programa chamado “Papo de Mãe”. Uma divulgação da problemática familiar e com certeza influenciando  a comunidade que assistiu. Vários profissionais interagiram e mostraram algumas formas de abordagem.

Foram entrevistados neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogo dentre outros. O neurologista comentou da necessidade de uma equipe multiprofissional. Cada especialidade contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas crianças. Eles comentam da importância da boa “Puericultura” realizado pelo pediatra e da importância do encaminhamento a tempo de poder interferir mais cedo e evitar as comorbidades ( outros problemas que surgem pela falta de diagnóstico em tempo hábil). Os problemas comentados se referem a  crianças com necessidades especiais como o Autismo e a Dislexia. A Síndrome da do Déficit de Atenção, Hiperatividade e Agitação foram comentadas mostrando do quanto estas interferem e atrapalham na socialização, aprendizado e desenvolvimento neuropsicomotor.

Foi lembrado da importância do pediatra do desenvolvimento, do neurologista e psiquiatra e técnicas diversas tendo em vista que o potencial de cada criança é impossível medir. Tudo é realizado para que o melhor em termos de resultados possa ser conseguido.

Óbvio que me  cutucou profundamente e acabei fazendo uma recordação desde a época de menina, mãe e atualmente médica pediatra e nutróloga.

Fiz uma retrospectiva de minha vida antes da medicina, antes da residência de pediatria e atualmente Nutróloga. O quanto o conhecimento nos proporciona em termos de compreensão.

Os recursos para amenizar o sofrimento de pais de filhos com necessidades especiais. Tantos profissionais engajados e os pais em procurar alternativas interessantes. A cura é difícil e amenizar  o sofrimento já é uma possibilidade  melhoria  e qualidade de vida para estes pais. Um site que foi citado no programa  para apoio aos pais de filhos com necessidades especiais é www.mundoazul.org.br.

A capacidade de superação é da natureza humana. Muitas mães ali firmes dando o melhor de si para o seu filho. Mas quando ser forte é a única opção, o enfrentamento se faz.

Me defino como mulher , mãe e uma profissional  apaixonada pela vida. A  medicina preventiva baseada na fisiologia, bioquímica, biologia e nutrição celular para qualidade de vida de nossos amados filhos, familiares e clientes tem sido a minha motivação em minha caminhada.

A Nutrigenômica está aí ou seja a , nutrição como fator modulador de genes. Muitos estudos neste sentido mostrando que o ser humano é construído de células e estas dependem de aporte de nutrientes.

O tratamento nutricional é uma ferramenta importante tanto para prevenção como terapêutica adicional em várias enfermidades. A certeza  de dias melhores é a busca incessante de familiares e profissionais dedicados a esta problemática.

De minha parte fico grata pelo que a vida me presenteou, meus pais amados e com toda a simplicidade são meus guias e exemplo de vida. Meu pai tinha pouco estudo e mesmo assim teve uma persistência no trabalho e poder dar os estudos aos 5 filhos suando a camisa em cima do lombo do cavalo. Minha mãe também com pouco estudo foi incansável no dia a dia da fazenda e cuidados com os filhos.

Meu mundo atual gira em torno de dar prosseguimento aos ensinamentos hipocráticos: Faça do teu alimento o teu remédio e o teu remédio o alimento.”

Orientando e educando do ponto de vista nutricional sempre é gratificante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário