Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 27 de maio de 2012

A Máquina humana é complexa..da teoria a prática

             Sempre há uma desculpa para a negligência alimentar. Sob a  ótica do mundo atual qualquer alimento é ingerido sem a menor preocupação com as reações futuras desta máquina inteligente. A degustação de tantos sabores está acima de qualquer supeita. Ser radical pode ser até falta de etiqueta dependendo do momento.
     Gosto de observar a alimentação de uma série de queixas do dia a dia de consultório. Cito algumas como a ansiedade, “fome de olho”, compulsão por doces ou comida em geral,  depressivo, de uma mulher em TPM, de uma pessoa com síndrome do pânico, com ansiedade ou tolerância zero,...
    O mundo vem sofrendo  determinadas endemias como a AIDS, obesidade, a dependência de drogas e com isso mais estratégias inteligentes exigem dos governantes em combater.
      A influências do meio ambiente e de estilo de vida, de hábitos não muito saudáveis com suas consequências maléficas a saúde.
      Cita-se sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e as drogas ilícitas e outros tantos dilemas enfrentados pela sociedade.
     Porque será que está cada vez mais aumentando a obesidade, pressão alta, glicose e colesterol elevados???
     Nas cidades o acesso a produtos de origem segura exige uma busca mais cuidadosa. 
    Muitos programas em TV estão mostrando a importância da alimentação equilibrada com a presença de hortaliças e frutas.
     A população dos grandes centros urbanos está “entricheirada” se esse é o termo correto. O consumo humano depende até de leis.
    As escolas públicas agora oferecendo frutas no lanche para as crianças devido a uma lei. Que bom para as nosssas crianças que dependem de adultos comprometidos com o bom desenvolvimento.
    Os pais bem orientados já de início estariam fazendo o treinamento. Lembro do meu filho que hoje está com 30 anos e é médico cardilogista. Eu oferecia leite de saquinho fervido sem açucar e ele sempre apreciou dessa forma.
    A oportunidade em informações é a melhor maneira de proteger nossas crianças. Eu só não fiz o melhor pelos meus três filhos pelo desconhecimento na época.
    Falando em alimentação saudável para crianças lembro que mãe de primeira viagem faz besteiras. Eu oferecia papinhas prontas para meu primeiro filho. A cabeça das mães devem estar treinadas para oferecer o melhor aos filhos. É  problemático estar equivocada. Porque não fazer a papinha a caseira?  Falta de informação apenas porque o tempo se arranja para o melhor.
     Na gestação do meu primeiro filho acredito que a alimentação foi de razoável a boa. Já na gestação do segundo filho “PISEI NA JACA”. Como estava elegante entrei na moda. Os “diets” entraram na minha vida e por desconhecimento e falta de entendimento fiquei grávida e continuei com refrigerantes “diets”. Não me dei conta que este refrigerante interferiu no meu comportamento alimentar durante a gestação. Desavisada e por fora total dos prejuízos que este comportamento alimentar traria algum prejuízo ao feto. Como tudo me enjoava eu acabava consumindo o refrigerante diet  com bolacha d’água (dupla) até o 4º. mês de gestação. Estourei na balança e de numero 36 de calçado fui a 38, uma baleia de inchada.  Nos 4 meses aumentei 4 kg e óbvio que no final da gestação contou negativamente.  Esta duplinha eu levava para a faculdade.  De nada adiantou viver na fazenda e conhecer os princípios da boa alimentação. Absorvi a alimentação dos “entricheirados”. Pois de alimentação caseira tudo me repunava. E hoje sei que no primeiro trimestre da gestação é quando se forma o sistema nervoso do feto ( olhos). Eu ofereci  “ZERO” de material biológico para o bom desenvolvimento dos olhos. Então meu organismo usou de uma inteligência fora do comum e de algum lugar tirou o material necessário para a formação dos olhos. Eu conheci em Córdoba na Argentina uma menina com 9 anos sem os dois olhos?  Não tive a oportunidade de investigar a alimentação dessa mãe, mas confesso que fiquei curiosa mesmo. Que bom que o meu organismo me livrou de meu filho nascer sem os olhos.
     Certa vez e hoje mais antenada observo tudo ao meu redor. Estava em um shopping e vi uma mãe, com certeza tb desinformada tanto quanto eu, oferecendo para um bebê ( talvez 3 meses) uma provinha de geladinho colorido vermelho em uma bisnaguinha. Aqui evidencia a necessidade de treinar os futuros e atuais pais para não incorrer nestas faltas que poderam no futuro acometer o bom desenvolvimento dos filhos. Se prepara para cuidar é uma necessidade. A conscientização é a melhor maneira de tornar a boa convivência prazerosa em família.
     Por isso digo que a experiência de vida, com acertos e erros deve ser compartilhada de modo a auxiliar outras futuras mamães a se informarem e assim desfrutar de tranquilidade na gestação e depois curtir os filhos, nosso maior bem.
     Se eles estão felizes os pais com certeza mais realizados.
     Estar atento a nutrição essencial é a melhor atitude para melhorar a convivência entre os humanos.
     Aprendi que a natureza é sábia e cabe aos mais treinados e informados levar a motivação de que é bom ter a oportunidade de entender e compreender para que mais alegria tenhamos em nossas vidas.
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário