Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 27 de maio de 2012

Cérebro humano

                         O cérebro necessita de nutrientes específicos, caso falte o resultado é a "pane geral"( tristeza, nervosismo, ansiedade, angústiva, ... ). Temos o SNC ( Sistema Nervoso Central) constituído principalmente de proteínas e o SNP ( Sistema Nervoso Periférico) constituído principalmente de gorduras boas ( AGES) chamados Ácidos Graxos Essenciais. Estes encontrados no côco, abacate, nozes, castanha do Pará, azeite de oliva e outros.
      Para cada evento ou situação adversa temos atitudes condizentes ou não. Uma reação adequada é a administração competente da mesma.  As reações não adequadas,  trazem algumas sequências a seguir, podem originar mais sofrimentos pela impulsividade.
     Estas reações inadequadas que geram sofrimento tem multiplas causas. O ambiente vivido e os modelos familiares podem estar em jogo.
     Muitos cientistas estudam o cérebro e ainda muita coisa a ser elucidada.
       A conexão dos hábitos alimentares e reações individuais é muito interessante. Por isso cada indivíduo é unico e com suas peculiaridades.
      Os alimentos importantes ao bom funcionamento cerebral deve ser sempre estimulado no ambiente familiar e escola. Quando acontece febre a primeira coisa que se pensa é virose. Quando alguém se torna agressivo a primeira coisa que eu penso é que está abastecendo pouco o cérebro. Mas uma idéia geral que a população anda estressada mesmo. O corre corre das pessoas de uma cidade grande, em comparação com uma cidade de menor população, podemos até pensar no ambiente estressante também. A pergunta é:   Porque o mundo está cada vez mais estressado ( cérebro mal abastecido...)?
      Então eu penso no automóvel com gasolina adulterada ( pode falhar= enguiçar), sem gasolina (não anda) e ou com tanque furado (não segura o combustível).
     O dia em que mais pessoas consigam observar o consumo desavisado melhor será para o próprio bem estar. Esta conexão de necessidade essencial e consumo adequado reduziria a predisposição ao estresse e seria a garantia de menos transtornos funcionais.
     O cérebro faz parte de uma engrenagem e ele seria um comando muito inteligente para os demais integrantes da máquina humana. Apesar do desenvolvimento tecnológico avançar ainda é preocupando a ascensão das doenças degenerativas em geral.
      Mas o cérebro continua necessitando dos mesmos alimentos que em épocas antigas. Muitas hipóteses para explicar o comportamento humano é motivo de pesquisas ao redor do mundo. Na prática diária gosto de observar o comportamento conforme a alimentação. Além das drogas ilícitas que tanto mal causa a saúde nos deparamos com alguns hábitos alimentares viciantes. Os alimentos ditos "vazios" (doces, guloseimas,refrigerantes, ...), farináceos e carne vermelha faz parte de agluns alimentos de consumo repetitivo podem trazer prejuízo a saúde em geral e fragilizando cérebro, do fígado, rins, pâncreas, ... Um grupo de adeptos preferem eliminar o consumo de carne e outros curtem este consumo. Muitas famílias por estarem desavisadas oferecem refrigerante diariamente sem preocupação. É frequente observar a predisposição ao estresse deste grupo de apreciadores, inclusive crianças.
    Estimular a prática alimentar adequada deve começar pelos pais. A importância da escola dar continuidade as boas práticas alimentares é a prova da preocupação em proteger nossas crianças.
    Fatos instigantes e inexplicáveis como a onda de ataques em escolas entre alunos e contra professôres é lamentável.  Crianças hiperativas, com "déficit" de atenção está em crescente.
     A sociedade em geral assiste assombrada e a pergunta que não quer calar: O que está acontecendo com nossos jovens?
     O modelo de sociedade deve ser pensada e repensada. Para que mais cérebros competentes se multipliquem é preciso que os pais busquem informações dos alimentos que consome em família. A mobilização de pais é um pequeno passo para que se forme um grupo de colaboradores para a Paz Social. Compartilhar o conhecimento deve partir dos interassados em promoção de saúde em família a partir de ações preventivas. Cérebros malfeitores"  destróem a vida de muitas famílias e a idéia é multiplicar os cérebros benfeitores e bem nutridos.
   No Brasil é permitido muitos aditivos em alimentos ( 40) enquanto que nos USA em torno de 8 e no Japão apenas 4 substãncias. A quantidade de conservantes, aditivos, corantes, assidulantes emulsificantes que estão presentes em produtos ofertados para consumo é grande. Ter atitude e estar atendo as boas praticas de alimentação é excelente para a saúde e tentar dentro do possível buscar alimentos diretos da natureza.
     Até meus 24 anos vivi na fazenda e só me afastava deste ambiente para estudar.  Tive a vivência saudável com alimentos diretos da natureza e compreendo a dificuldade de acesso nas grandes cidades. As feiras livres é uma boa opção de produtos naturais e mais saudáveis.
    Ter a consciência de que "somos o que comemos" pode fazer a vida bem melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário