Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 8 de abril de 2012

Nutrição essencial é a geradora de saúde....

PARA REFLETIR:

MÁQUINA HUMANA BEM ABASTECIDA EM NUTRIENTES ESSENCIAIS...MENOS PROBLEMAS DE SAÚDE TANTO FÍSICA COMO MENTAL.

Eu creio que para toda a ação teremos uma reação.

Fico assistindo a lutas e lutas...E ME SINTO NA RESPONSABILIDADE COMO CIDADÃ E MÃE de participar desta campanha tão nobre.."Luta com o câncer".

Hoje nem era minha intenção, mas ao ler  mais esta mensagem de LUTA contra o câncer para compartilhar no facebook, me senti CUTUCADA.

Quem avisa amigo é....Então cá estou eu com as minhas idéias construídas ao longo de 20 anos de profissão e mais 54 anos de vida.

Uma viagem pela vida do meu passado...
Antes da profissão de médica ...fui feto dentro da barriga de minha mãe. Eu sei que ela costumava comer "doces", pois na fazenda ela ela articulinária perfeita como compoteira de abóboras tanto em compotas com acondicionadas em caixas de madeira chamadas caixetas de compotas deliciosas. Lembro das caixas de figadas...hummm...que saudades..está registrado tudinho em minhas papilas gustativas e armazenadas em alguma parte do meu cérebro.  Eu estava em formação e ela com certeza comia esses saborosos doces. Se a mãe for muito negligente, o feto não consegue se formar e morre ainda dentro da barriga da mãe. alguns se escapma e morrem aqui fora...ficaram incapacitados de viver devido ao aporte insuficientes de nutrientes para a boa formação dos órgãos internos. Bem ainda que eu consegui sobreviver...me sinto uma vitoriosa mesmo.

Fiz o blog para poder conversar com o público que quer mais e mais...curiosos...Adoro a palavra "curiosidade". Os curiosos vão em busca e enquanto não encontram a resposta não sossegam. Eu há 24 anos atrás quiz desvendar um quebra cabeças e me coloquei neste universo imenso em busca de respostas para minhas indagações...que aos poucos vocês conhecerão.

Eu fiz a caminhada solitária em termos de questionamentos e fui caminhando meio tropega...sem bem saber onde encontrar a leitura correta e esclarecimentos durante a minha formação. Eu comecei o curso de medicina sendo mãe e era uma dos quatro mais maduros da classe. Minha concentração em sala de aula era 100 % e sentava na primeira classe para que nada me atrapalhasse. Sempre vou lembrar de meus mestres amados e queridos, que durante a faculdade me impulsionaram a seguir nesta busca insesssante por respostas e do porque dos problemas que eu estava vivendo com um de meus filhos.

Uma vontade de colocar as idéias que venho construindo ao longo destas observações de comportamentos alimentares equivocados e que nem nos damos conta do sofrimento que nos causa.

AOS PAIS:
ATENÇÃO A INFÂNCIA...NA VIDA ADULTA SE PAGA O PREÇO.
Um menino de 11 anos me disse: " eu janto porque meu avô diz que é o melhor...mas minha mãe quer me dar sandwiche".
Ainda bem que ainda existem pessoas a moda antiga...o moderno está indo na contra mão da saúde. Pedi ao neto ir ao encontro de seu avô na sala de espera...e ele deu nota 10 para seu avô..com um abraaaaçção...
Avô como esse merece muito mais. No final do atendimento conclui, para minha surpresa ao longo de meus 20 anos de pediatra:  “sou viciado em refrigerante...então meu cérebro é OTÁRIO”.

“Sáude ou doença...eu decido...não delego a ninguém aquilo que é minha responsabilidade com minha saúde.”
A negligência em termos de nutrientes essenciais traz conseqüências terríveis. As crianças nem querem mais vegetais e poucos consomem frutas. Afinal para que comer fibras...nem dá ibope. O saboroso meche nos cérebros despreparados... O meio familiar deve ser o mais saúdável possível preservando os bons hábitos. Eu acredito em Cérebro viciado ..estômago possuído...e mão boba...+ boca maldita... 

Estamos assistindo UM CRESCENTE adoecimento de nossas crianças e o que é pior, sendo acometidos de DOENÇAS DE IDADE AVANÇADA.

O mais efetivo seria  a prevenção de todo o sofrimento...UMA alimentação suprindo as necessidades para uma vida com bem estar e longevidade.
Podemos lutar sempre, mas com todas as armas, tanto medicamentosas como lembrar em melhorar as defesas imunológicas. Os problema acontecem. E o problema poderá ser de ordem minima e vai crescendo em diversidade e intensidade. Me faz lembrar aqui das enxaquecas que eu tinha aos 4 e 5 anos de idade que eu tinha já ao lado de minha cama um Sonrisal...essência de Olina...nossa essa era muito efetiva eu lembro.

 Encarar de frente o círculo vicioso da má alimentação em que vivemos. Parece que comer errado não terá um preço.
“”””Sim terá o preço...o desequilíbrio e a falência também...igual morte”””.

Ciência alimentar seria o aprendizado essencial. Aprendendo a respeitar as regras biológicas. Educar e treinar o cérebro para alimentos funcionais...e assim agredir menos aos nosso organismo...principalmente o cérebro que recebe o MÍNIMO em termos de abastecimento...

Então temos como resultado tudo o que estamos assistindo em ver nossas crianças sendo atacadas por estas doenças que levam a tanto sofrimento de familias. 

Quando vejo alguém alterado da mente, logo me vem a mente: o que esta pessoa anda se alimentando????

Assistimos uma crescente de  baixa competência emocional para os enfrentamentos das adversidades  da vida.

As providências cabíveis e cuidar mais de minha alimentação foi a lição mais linda que eu tive ao longo desta trajetória de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário