Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 14 de agosto de 2011

RECORDAÇÕES QUE FORTALECEM NOSSOS SONHOS

                                                                   PARTE I

13.08.2011
DIA DOS PAIS

A saudade de quem se foi...meu querido pai.

Há os que por ordem da vida ainda curtem o pai e a mãe. Eu perdi meu pai em maio de 1999 e hoje para mim né é um dia triste e sim de lembranças lindas. As lembranças ruins ou tristes servem de aprendizado e as utilizo como lições de vida. Dele herdei a garra e fortaleza diante das adversidades da vida.

Nem é por acaso que somos os filhos escolhidos pelo universo maravilhoso da existência e viver o tempo com experiências que ficam marcadas para sempre. Penso em certa frase que ouvi: "Entre o céu e a terra existem mutias coisas inexplicáveis". Acredito que somos expectadores deste mundo misterioso e que talvez nem teremos a possibilidade de entender.

BASTA existir e apreciar o que nos foi permitido: VIVER.

A família é necessária para guardar e proteger o mais precioso, a vida dos descendentes. Alguns destes humanos terrestres deixarão legado e outros não tenham a mesma sorte. A referência paterna e materna se faz necessário como "o chão" para os seres ainda pequenos e indefesos. Lembro da infância linda que tive na fazenda e do abraço envolvente de meu pai, com seu PALA DE GAÚCHO, quando corria de uma surra da mamãe estressada. Esta mamãe estressada ainda vive com seus 86 anos de vida. Ontem estive visitando a minha querida mãe em Santa Maria, cidade apelidada como Santa Maria da boca do monte.

Muitas lembranças servem de pilares e exemplo para a vida. As fases de criança, escolar e adolescente tive o privilégio de conviver com meu pai na fazenda. Esta caminhada sempre guiada pelos seus cuidados de pai exigente e protetor. Quando ainda estudante de medicina tive meu aprendizado em psiquiatria: instinto de vida e de morte. Aqui me refiro aos instintos de vida que deve ser ativado pela mãe pela amamentação primeiramente e depois de exemplos de vida em família. Todas as famílias com mais ou menos situações que sejam os moldes de atitudes para um futuro promissor.

A personalidade e carácter sofrem influências do meio familiar, das experiências do ser pequeno ( amamentação), atitutes dos pais na educação. Sou de uma época rígida em educação e proteção, de  obediência aos pais. Eu lembro da admiração que eu tinha por meu pai, trabalhador e cuidadoso pai. Gostava de dar alegrias, no final do ano escolar, a ambos sendo boa aluna no internato. Eu era a primeira a sair do internado em férias, sem precisar de exame. Meu pai com alegria me buscava e iamos para a fazenda.

Conheci praia ( Copacabana) aos 15 anos acompanhada de duas irmãs e cunhado. Meu pai querido que tive o privilégio de ter muitas histórias bonitas. Aos meus 16 anos conheci as Cataratas do Iguaçú junto de uma da irmãs e ele. Aos 17 anos uma viagem em julho ao norte do Brasil ( Brasília - 2000 km de Belém - de carro - uffa nunca mais) e Belém 5 dias de barco pelo Rio Amazonas rumo a Manaus - também só uma vez ..nunca mais..muito medo). No mesmo ano - em janeiro para o Chile ( Santiago, Viña del Mar). Finalmente aqui mais um sonho realizado, conhecer a tão linda Cordilheira dos Andes. O passeio foi um deslumbre e combinamos de retornar ano seguinte. Conseguimos repetir a façanha de carro novamente rumo as cordilheiras, rumo ao sul pela Ruta litorânea do Pacífico. Minha mãe muito da "Prosa" fez amizade com Guillermo e sua espôsa Amanda no Hotel que nos encontrávamos. Já tinhamos planos de ir ao Sul do Chile e Guillermo era chege de Minas de Carvão em Concepción. De  Santiago fomos  Concepción na costa do Pacífico a convite do casal que nos recebeu com muito carinho. Forma 3 dias lindos com esta grande família. O carro ficou todo tapado de cinzas, acredito ser resíduo da extração do carvão. Me explicou que as minas estão abaixo das águas do Pacífico, em torno de 3000 m de profundidade. Este local é permitido entrada só com autorização que foi nosso caso, um privilégio graças a boa conversa de minha mãe. Passamos por guaritas e dizia local de segurança máxima. Seguimos para Osorno e Puerto Mont. A volta fizemos de Puerto Mont a Bariloche. Amei a paisagem dos lagos nessa região. Dizem ser a Suiça das Américas. Ao norte fica o vulcão que entrou em erupção. Viajar pela cordilheira de carro é uma experiência única. Por lá já passei 6 vezes e tenho a sensação que a Montanha diz algo neste universo. Aos 18 anos fui convidada por meus pais a fazer uma escursão que durava 30 dias, 18 embarque de avião e visitados alguns países. Alguns como o México ( Capital, Acapulco, Taxco, Estados Unidos ( Los Angeles, San Francisco, Hawai, Las Vegas), Japão ( Tóquio, Nara, Kioto, Osaka), Thailândia ( Capital), Philipinas ( Capital), Ásia ( Hong Kong). Uma experiência maravilhosa que aos poucos vou compartilhar aqui.Cada cidade lembro de uma situação especial. No Japão eu enfrentei a espada do Samurai ( cortou a melancia em meu abdomen) e pela coragem ganhei uma medalha do Samurai.

NESTE DIA QUE ESTOU SEM O MEU PAI PRESENTE EM CORPO FÍSICO EU FAÇO A MINHA HOMENAGEM DE FILHA AGRADECIDA PELO SEU LEGADO E POR TUDO O TIVE DE EXEM PLOS DE VIDA AO LONGO DE MINHA JUVENTUDE.


2 comentários:

  1. Bom dia Dra. Maria Emília. Muito linda suas mensagem e parabéns pelas suas conquistas!!!Acessei seu blog e esperamos sua visita aqui em Boa Vista do Incra.
    Um forte abraço!!
    Eduardo Almeida
    Boa Vista do Incra

    ResponderExcluir
  2. Dra,me emocionei pois também eu sinto eternas saudades do meu pai que me deixou um legado precioso,o dom da escrita.
    parabéns pela filha que voce foi e é.
    Beijos!
    Nilza

    ResponderExcluir