Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A alimentação amiga da boa saúde

Este blog é mais um recurso utilizado para demonstrar a importância
da qualidade da alimentação. Indivíduos formadores de opinião podem
exercer a cidadania através da troca de informações que venham beneficiar
a comunidade. Muitas sugestões e ideías pioneiras podem contagiar mais
pessoas ( pais, mães, ..) e enfim a família formadora de seres humanos.
Esta que está necessitando de ferramentas para enfrentar a prevenção
de dependência química, alterações comportamentais , etc...
Atualmente atitudes pouco comuns ou fora do comum estão cada vez mais
frequentes,  como o desrespeito aos educadores ( professôres). 

Meu sonho é que cada vez mais pessoas se interessem pelo assunto
alimentação como algo muito sério (nutrição essencial) e não comer
por comer, como se fosse até um lazer.

Meu trabalho é cada vez mais no sentido de conscientizar da necessidade
de fazer a conexão entre a cultura alimentar e as consequências para a
saúde dentro deste ambiente.

A concentração das pessoas nas cidades ( grandes metrópoles) faz com
que muitos abandonem hábitos mais saudáveis compatíveis com a
natureza humana.

A divulgação, através da mídia, da importância da alimentação saudável
está bastante evidenciada,  influenciando mais pessoas a
prestarem atenção  nas escolha dos alimentos que mais trazem
benefícios a saúde.

A importância dos vegetais ( grãos, sementes, flores, brotos, caules,
raízes, folhas) e de peixes são mostrados como benfeitores.

O baixo consumo de vegetais e frutas traz consequências a saúde.

A conexão entre o que se ingere de líquidos ( hidratação) e a negligência
de não consumir o essencial (os citados acima) ocasionam muitas alterações
gastrintestinais.

Mas no momento que algo acontece de grave é hora de prestar  atenção.

Os riscos deste desconhecimento ou despreocupação com o que se ingere
é que levam a tanto sofrimento a "posteriori".

A saúde parece algo para nem ser pensado.  Quando a doença chegar é a
hora de pensar em tratar o problema. O compromisso com a própria saúde
começa a ser firmado no momento da perda.

Pensei nesse tema devido a notícia nada agradável que recebi hoje.
Meu filho do 4º. Ano de medicina soube da morte da mãe de seu colega.
Ela com 52 anos, quase a minha idade, estava com câncer de endométrio.
Ora que triste notícia! Nessas horas se dá o valor para uma mãe com saúde.
Sou exigente e procuro oferecer o que de melhor aprendi durante a minha
 formação e aprendizado fora dos bancos escolares.

Aprendi que poderemos alterar o rumo das coisas com conhecimento.

Meu objetivo como pediatra e nutróloga proporcionar saúde e bem estar.

Gosto de me dirigir ao cérebro viciado que culmina com uma catástrofe,
"a desorganização e falência das células", traduzido como doenças degenerativas.
Inúmeras desordens e transtornos poderiam ser evitados se não fosse a boca
maldita comandada por um cérebro viciado. Por isso: Você é o que você come  
bem como  o que sua mãe comeu.

Mas porque será que só quando se perde que os sentimentos ficam mais
aguçados?
Assim é com a saúde: Só é lembrada quando se perde.

O que será mesmo que vale nestes momentos. Para mim a certeza de
sempre procurar os melhores alimentos e evitar os alimentos ditos
inflamatórios ou desorganizadores. No banco dos réus alguns alimentos em
destaque como as gorduras trans e saturadas. Estudo da Universidade de
Harvard colocou também o arroz branco e os doces em geral como malfeitores.

Eu agradeço a Deus pela minha família e por todo o conhecimento que hoje tenho.
Consegui ter o estudo embora morando na fazenda. Meu pai (falecido) tinha apenas
a 2ª. série do I grau e ele me proporcionou muitas oportunidades.
O estudo nos liberta da ignorância e nos possibilita conquistas. Meus 3 filhos são
o meu presente de Deus e com os exemplos que pude passar e todo o meu amor 
de mãe,  são pessoas do bem e sem vícios ( acredito no poder da amamentação).

O conhecimento a gente busca por toda a vida, pois é ilimitado.

O exercício da maternidade associado aos conhecimento dos bancos
escolares fazem de mim uma pessoa de princípios e me habilitam a
emitir opinião fundamentada na prática da educação e dos exemplos
que eu vivi em prol da saúde e da alegria de viver. Fui bem suscedida
nessa organização chamada família.

Eu amo a vida. Amei muito meu pai  e amo minha mãe que está com
 86 anos. Amo meus filhos e minha profissão.








Um comentário:

  1. Maria Emília, adorei este texto. Espero que ele possa despertar mães,pais e filhos para a importância da conservação da boa saúde, da preservação do corpo saudável, da longevidade, da alimentação correta desde a gravidez e sobre tudo, do verdadeiro valor inigualável que tem a vida dos que amamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir