Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 8 de maio de 2011

Obesidade

               O sobrepeso atinge todas as camadas da população, como gestantes, bebês, escolares, adolescentes e adultos em geral. A alteração da estética pode ser entendida como uma disfunção metabólica decorrente do estilo de vida alimentar.

O desenvolvimento do ser humano fica comprometido pela ausência de compreensão, por parte da gestante, do que realmente é necessário para uma adequada formação intra útero.

Os hábitos alimentares sofrem a influência do pós industrial e a aumenta a procura de produtos de fácil aquisição e total falta de atenção para as necessidades biológicas.

As tentativas de emagrecimento frustradas levam muitos  indivíduos a recorrer a métodos mais invasivos como cirurgias gástricas. Também os  medicamentos controlados podem ser utilizados frequentemente e com efeitos ainda mais complicadores. Poucos usuários de medicamentos controlados ficam com o peso conquistado por muito tempo.
A procura por medicamentos controlados aumenta entre a população portadora de sobrepeso. Muitos cansam desta tentativa e acabam mesmo na cirurgia. O aumento de peso é o resultado de que tudo o que entra errado não sai.

A infância está sendo atingida por este terrível problema ou seja cada vez mais aumenta o consumo de alimentos ditos "vazios" ou com pouca energia vital. Os vegetais, como as saladas verdes, cada vez menos consumidas pelas crianças. Os indivíudos estão chegando a completa deformidade iniciando pelo abdome volumoso e ao aumento geral de peso.

O descontentamento e o mal estar gerado pelo problema de sobrepeso ocasiona tantos malefícios desde baixa auto estima até o desencanto pela vida. Problemas de aprendizado, de concentração, de humor e outros tantos transtornos de comportamento levam a muitas crianças ao isolamento. O prazer de desfrutar a vida muitas vezes é substituídos pelo prazer de comer. O ideal seria comer para viver e não viver para comer.

O comportamento alimentar saudável é decorrencia de ambientes familiares comprometidos com a saúde. Um ditado certo: "a ocasião faz o ladrão".

O cérebro treinado em alimentos saborosos comanda e cada vez mais aumenta os apaixonados por determinados alimentos, como os chocólatras,...
O corpo humano depende de alimentos com energia vital para o bom funcionamento e alimentos construtores como as proteínas. Cada organismo tem suas caracterísitcas individuais e mecessidades particulares dependendo da genética e tipos de desgastes pela atividade exercida, como os atletas. O desgaste neste caso geralmente de articulações como as luxações, problemas de cartilagem, dores, etc..

É sabido da importância de consumir vegetais, frutas, produtos integrais e atividade física regular. Este entendimento diferencia os indivíduos sadios dos indivíduos com problemas de saúde.

A dificuldade reside em executar esta proposta saudável que acaba perdendo para as delícias que a culinária oferece.

Cabe aos pais e educadores prestarem a atenção de que colhemos o que plantamos. Se o sobrepeso está aumentando entre a população cabe aos detentores do conhecimento alertar para a importância dos bons hábitos alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário