Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Viver o futuro e o presente.


Viver é morrer todo o dia um pouco.

Ouço muitas idéias sobre a vida, o dia a dia. O futuro incerto causa apreensões. Li em uma reportagem que se deve juntar dinheiro para gastar depois dos 60 com doenças. Eu prefiro imaginar que há a possibilidade de gastar pelo simples fato de desfrutar a velhice com a mente jovem. 
A velhice é certa para todos.  Já ouvi um fumante dizer: "para que parar de fumar se vou morrer do mesmo jeito. Fumo porque eu gosto".
Ou "meu avô fumou toda a vida e morreu de velho".
O meu modo de pensar e o seu modo de pensar é diferente.Vivemos, aprendemos e muitas idéias surgem destas experiências.Os caminhos precorridos e as experiências foram distintas. A minha mãe não é a sua. A minha saúde depende dos cuidados que eu tenha e do que eu herdei de minha vida intra uterina.
Então: Vale o planejamento para não ser surpreendido

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Livre arbítrio

BOAS PRÁTICAS PARA O BEM VIVER
"Nutrir-se e viver com saúde"

Eu escolho a vida que eu quero. Não posso esquecer que para tudo tem receita. Receitas com qualidade e receitas com sabor. Eu hoje escolho com qualidade. Mas por muito tempo em minha vida escolhi com sabor. Amava muita coisa. Amava chocolate, pão, café com leite, arroz branco com galinha caipira, feijão com charque e chiclé. Hoje amo viver com saúde. 

A vida com qualidade é desejada por todos os humanos.

A todos, independente de ser céticos ou religião que tenha escolhido eu me manifesto positivamente diante da vida. Sou católica não praticante e tenho minha prática de acreditar em um ser superior e criador de todas as coisas do U niverso. O médico se destaca das demais profissões pelo alvo. Ninguém se escapa de um dia precisar ser atendido por este profissional. Ele escuta as mais diversas declarações, tanto de tristeza, de sofrimento como também de alegria da gravidez e do nascimento de bebês. Fui pediatra por um tempo atendendo em emergência e sala de parto. É muito emocionante ter esta experiência e nos revigora em todos os sentidos.

Ninguém deseja os sofrimento. Mas ele existe e a toda hora estamos assistindo notícias que nos entristecem muito.

 Sou favor da prática médica assistencial. Alguém tem de se dedicar a cuidar dos doentes assim como também cuidar dos não doentes. As cirurgias, os transplantes e UTI’s salvam vidas.

Parabéns a todos os médicos pela escolha dessa linda e nobre profissão. Aos meus colegas desafiadores com "a visão do outro olhar" eu desejo que sigam em frente.

Para os colegas que encorajam a prática da medicina preventiva, para uma vida com qualidade ministrando cursos pelo Brasil afora, o meu mais sincero agradecimento. Os enfoques diversos como a fisiologia, a bioquímica, a biologia celular e a nutrição com qualidade trazem o alento para muitas condições de saúde limitantes.
A medicina contribui para o bem estar, sempre. O que pode ser diferente é a abordagem de cada profissional.

Acontece que existem os precavidos e os desavisados. Estou mais na abordagem precavida para mim, meus filhos e a quem interessar. Na caminhada encontro uma série de problemas. Encontro os preocupados e os despreocupados.
A visão cuidadosa dos hábitos alimentares tem sido o meu interesse. Eu desejo adiar a doença da velhice ou da idade. A nossa constituição protege as nossas escolhas,  livre arbítrio.

Eu escolho para minha vida o que eu julgar mais interessante ou importante.  Sou uma pessoa com a minha individualidade e minha hereditariedade. Estou desde 1997 repensando a minha história de vida e de entendimento do processo adoecer ou ser saudável.

As boas práticas de alimentação e de atividade física interessam aos preocupados. Planejar o bem viver também é importante. Trabalhar também é essencial e incluindo a saúde. Pois sem saúde o trabalho nem existiria . É uma escolha de vida prevenir e melhorar a caminhada.

A morte sempre é um momento triste. Mas mais triste ainda quando me deparo com a morte de colegas, amigos e conhecidos ainda muito jovens. Afinal ter entre 50 e 60 anos é adulto jovem e ainda poderia ter mais tempo de vida. A pergunta é porque tantos na idade jovem morrem abruptamente? Eu acredito em escolhas alimentares benéficas e maléficas.   Quem planta colhe. Ninguém será inocentado pelas escolhas. Elas afetam as células e o tempo de sobrevida pode ser encurtado.

As surpresas desagradáveis acontecem todo dia. Ontem ( 05.09.2013) me contaram que a esposa de um colega neurologista morreu de infarto fulminante aos 53 anos. Muito jovem para morrer. Outro caso que me deixou muito triste foi a minha vizinha.  Ela sofreu um AVC hemorrágico aos 58 anos (em novembro de 2008) e está em uma clínica sendo cuidada em suas necessidades especiais. As sequelas são severas dependendo da extensão e do tempo de atendimento. Ela teve o AVC na casa de sua amiga, cujo esposo estava de plantão no mesmo hospital onde foi realizada a cirurgia de emergência. Teve uma sorte incrível, pois poderia ter acontecido com ela em casa e sozinha. 

O AVC ( acidente vascular cerebral hemorrágico) foi inesperado e aconteceu em torno de 20 horas da manhã e neste momento ela perdeu os sentidos. Chegou a ser o caso mais grave de uma UTI da minha cidade.

A clínica que minha amiga está recebe  pessoas com idade avançada e/ou com necessidades especiais.  Digamos que está acontecendo reações positivas observados pela equipe. Ela se alimenta pela sonda colocada na gastrostomia. 

Em uma visita sou recebida com alegria e a proprietária se dirige a mim dizendo: "sobe lá que tua amiga já está falando". Subi as escadas com um contentamento muito grande. 
Estou numa empreitada difícil e ousada. Me considero organizando a bagunça. Os meus louros estão começando aparecer finalmente.
Não desejo humilhar ninguém que fique bem claro. Estou mesmo radical no que se refere as necessidades de nutrientes essenciais para o bom funcionamento da minha máquina inteligente. Não consigo mais agredi-lo com doces, refrigerantes, farináceos e outros “ditos alimentos vazios”. Nossa máquina inteligente reage aos nutrientes e então baseada nessas minhas observações estou sugerindo um reforço a dieta da clínica.

Para surpresa de todos e “esperado por mim” está articulando as palavras como pude constatar. Meu nome foi dito por ela e resumiu uma frase que eu lhe dei de exemplo para que soletrasse e disse: saudades de você.  Para minha alegria estou conseguindo uma história de desfecho surpreendente e diferente do esperado. Os efeitos do AVC são diversos a perder de vista. Muitas áreas comprometidas. A coordenação da deglutição, perda da fala, estrabismo, rigidez lado contrário ao AVC, etc...). Agora os olhos alinhados e a minha sensação de um olhar "manso" e esboçando um leve sorriso. Fiz exame de sensibilidade tátil na planta do pé direito, fiz digito pressão e esboçou um sim com movimento de cabeça, é "subjetivo". Gosto de criar alternativas para situações graves.  Me empenho e acredito que diante desta máquina inteligente que é nosso corpo humano e as regras devem ser seguidas para que ele tenha as condições de reagir, mesmo dentro de uma situação grave e de extrema complexidade. Entendo que sem gasolina o carro não anda.  Igual para o corpo humano. A melhor nutrição deve ser instituída para que encontre as condições adequadas e aconteça um rearranjo. A minha amiguinha realmente é um caso de sorte em estar com sua amiga no momento do acontecido e ter a sua amiga aqui que não cruzou os braços. 

Ontem seu filho me conta mais uns avanços. Estão tentando introduzir a alimentação pela via normal.  Ela era um caso final ou perdido. Para mim pode ser um recomeço de tudo se der tempo.  

Só tenho a manifestar a minha alegria e ver o seu filho dizer que está surpreso com toda esta evolução. O desfecho não sei, mas estou tornando a caminhada melhor mesmo no “tsunami” da vida.

domingo, 1 de setembro de 2013

Momento de reflexão

“O poder da mente”. Este foi um livro que comprei quando era ainda jovem, deveria ter meus 18 anos. Estava apaixonada e queria entender o que isso significava. Pois a todos os que passam por esta vivência deixa lembranças boas ou até não muito boas. O momento pode ser traduzido como cegueira ou até mesmo uma situação de anestesia diante da paixão. 

As emoções não podem ser medidas e apenas sentidas. Elas simplemente acontecem ou surgem sem que a gente peça. Hoje mais madura analiso com muita sensibilidade estas emoções. Para mim deixaram lembranças boas.  Mas dizer não a esse amor ou paixão foi uma decisão e difícil. Nosso passado é de recordações e de alguma forma contribui para nosso viver.  É como que tivesse enfeitado esta fase da vida. Foi muito significativa. Na verdade a paixão e o amor são dois sentimentos que as vezes coexistem. Um permanece e outro some como fogo em palha ou até mesmo amor de cometa...vap vup ( Chico Anísio).

Façamos o uso de nossas faculdades mentais.
Há quem diga que utilizamos apenas 5% do nosso cérebro.Se sub-utilizamos então vamos fazer oficinas individuais para este fim. Estoufazendo a minha desde 1997. A nossa capacidade de percepção poderá melhorar. Falta muito para o conhecimento desta engrenagem inventada e desconhecida. Estudar a do outro cérebro é interessante.  A medição que eu tenho notícia é em estudos na Rússia. No filme "Quem somos nós" tem colocações muito interessantes, várias a perder de vista. Já assisti duas vezes e ainda quero assistir muitas vezes mais. Ele traz informações complexas e intensas. Eu curti muito as colocações dos cientistas.

Os cientistas realizam pesquisas em laboratório e muito se acresce a ciência. O intuito de todos é buscar explicação. Mas muitas situações permanecerão inexplicáveis. Vou morrer um dia e sem explicação para quase toda a vida. 

Conhecer como funciona os cérebros é a busca. Observamos um amontoado de gordura branca ou acinzentada quando não há vida. Nesta semana assisti uma cerimônia de cremação. O sentido da vida muito bem colocado por um frei da ordem franciscana foi suave e refletiva. O senhor que faleceu é pai do amiguinho dos meus filhos. Brincaram juntos, como irmãos devido conviverem no mesmo prédio.  Ele fez um comentário que tudo acabou. Fiquei pensando nestas palavras proferidas nesse momento de dor. Enfrentar estes momentos cada um reage a sua maneira. Perdi também meu pai e seu pedido era ser enterrado no mesmo túmulo de sua mãe. O pedido do pai deste era ser cremado. Perder um filho é a ferida que pode cicatrizar, mas ficará a marca para sempre. Perder um pai como ele, como eu perdi o meu amado é uma tristeza grande. Mas procuro guardar com carinho todos os ensinamentos que tive. A humildade de meu pai é o que mais me dá força de enfrentamento das adversidades da vida. Todos que vão de uma forma ou outra deixarão legados e saudades. Na hora da despedida eu comentei em silêncio que eu ia sentir saudades do saquinho de lima colocado a minha porta, sempre pós fim de semana. Ele trazia do sítio, pois sabia que eu apreciava. Ao abrir a porta de minha casa encontrava um saquinho e isso sempre me emocionava. de lima Saudade deste amigo que partiu. Então muito pensamentos vem a mente ao assistir a cerimônia de cremação, que eu nunca havia participado. Realmente faz refletir sobre a existência. Neste momento fiquei de mãos dadas com um de meus filhos.  a emoção é grande e nos diz que a vida é uma passagem apenas. Que façamos da melhor maneira. Eu tento fazer aquilo que está ao meu alcance.

Mesmo assim sendo uma passagem ainda prefiro a vida sem doenças e adiar ao máximo a minha morte e a dos meus queridos.

Prefiro pesquisar em meu laboratório doméstico. O quer coloco em minha geladeira? O que compro na feira? O que compro no supermercado? O que eu abri mão de consumir para ter mais saúde e assim por diante. Avida é feita de escolhas.

Quando eu era pequena ia no armazém comprar açucar cristal, farinha branca, arroz branco, feijão preto e na cooperativa comprava sal para o gado e este era consumido por nós. As verduras colhíamos na horta e as frutas do pomar.

Agora vivo dentro de um apto e quando posso em minha casa.  Até os meus 4 anos vivi em uma casa de madeira na zona rural. esta casa foi herdada de minha avó. Dizem ser as melhores moradias e conservarem o calor do sol. Pois a de concreto e cimento é muito fria no inverno.  Faço sempre comparação de viver no campo e viver na cidade. Não há como não fazer a diferença. Meus filhos viveram mais dentro de apartamento de concreto e eu tive a infância distinte deles. 

Vivi até meus 12 anos sem geladeira para conservar alimentos. Nesta época compramos uma a gás. Tudo era guardado cuidadosamente quando não havia este equipamento doméstico. A carne de gado ou de ovelha era pré cozida e guardada na banha de porco. O leite direto da vaca tinha trêz destinos, fervido para consumo, reservado para coalhada ou para queijo. Para fazer queijo só era liberado quando tinha muitas vacas para ordenhar. Se não meu pai não deixava fazer queijo, porque ia faltar leite para o terneirinho.

Vivo a minha vida dentro de minhas possibilidades. Olhos sempre a frente e o passado nos deixa apenas ensinamentos.

Faço o que eu posso.  Não podemos tudo. Não detenho todo o conhecimento. Mas sou curiosa por natureza e vou em busca daquilo que me proponho. O meu bem estar depende de mim e do meu conhecimento. Então eu faço a minha parte. Não reclamo e nem contesto apenas vivo a vida. Detesto injustiça para com os mais humildes e desprovidos de amor, pois estes dependem de boas regras políticas que falta em nosso país. O acolhimento na tenra idade para que depois não fiquem alienados da sociedade e venham se vingar inexplicavelmente, até dos próprios pais. Quem quer filhos ou pais conscientes sabem que este cuidado não pode ser delegado totalmente. O amor é um tempero importante, que para muitos faltou.  Muitos superam sem este tempero . e mesmo assim conseguem superar os desafios da vida. Outros sucumbem a vícios destruidores da própria vida e da família, quando tem.

A minha pesquisa individual, do meu cérebro e como ele se comporta conforme o que consumo é a minha busca. Quando estou triste por algum motivo, eu não me entrego, vou em busca de nutriente para que meu cérebro reaja.

No meu caminho conto com  minhas pernas e com minhas mãos. Tento agarrar o que me beneficia.  O que me prejudica eu evito o máximo em termos de alimentos. Há quem diga que comportamento é mediado pela química cerebral resultando equilíbrio mental e físico.

Ontem a funcionária do mercado comenta que tem dor de cabeça quando come banana.  Imediatamente lembrei que eu quando criança e adolescente também sofria deste mal, principalmente a banana comum, a caturra. Hoje não mais. Mas eu venho fazendo mudanças alimentares desde 1997 quando participei de um curso anual de ortomolecular por dois anos. Realmente a minha caminhada tem sudo em cima de conhecimento, compreensão e mudanças para ter longevidade. Um caminho não desfaz o do outro e no final todos se somam.  No final o conhecimento é a melhor dieta a meu ver.

Como faço o gerenciamento do meu laboratório doméstico? Evito os produtos industrializados e práticos e vou em cima do entendimento rural que vivi. Não é fácil viver em uma cidade grande e ter a dificuldade de encontrar os produtos orgânicos.  Mas existem as feiras orgânicas que na verdade está tudo misturado os produtos orgânicos e os mesmos produtos encontrados em supermercados. 

Mas afinal eu terei de fazer a escolha. Continuar vivendo neste centro grande ou ir para o meio do mato, de onde vim.

Quem sabe isso seja possível. Tenho sonhos de retornar a viver no campo. Quem sabe em minha velhice eu retorne as origens. Viver neste lugar lindo que meu pai deixou em vida.  Mas a vida nos guia e nos leva para onde devemos ir. Onde cheguei foi necessário para compreender o passado e o presente. O futuro a Deus pertence, mas eu dou uma ajudinha sempre. Eu quero o bem viver e desfrutar o que a vida me proporciona. O caminho a gente escolhe dentro de nossas possibilidades e oportunidades.

Sugiro o livro que me alegrou muito nestes últimos dias. O médico americano ,e especialista em oncologista, Dr. David B. Agus – “Uma vida sem doenças”. Eu até brinquei no facebook que encontrei minha alma gêmea na medicina.  Ele mesmo diz que não é um livro sobre medicina mas sobre a vida.

Muitos autores eu admiro por suas idéias e opiniões.  Dr. Augusto Cry , médico brasileiro, deixou de clinicar psiquiatria na capital paulista, para virar escritor e morar em sua fazenda interior com sua família. Que decisão corajosa e decidida sobre a sua missão de orientar por suas escritas. Sei de três livros que vão virar filme para sua alegria. Dr. Chopra, médico indiano radicado nos Estados Unidos, mestre admirável em suas descrições em livros de sua autoria, quando ainda era criança na Índia em torno de seus cinco anos de idade.

Que bom usar a mente para divulgar idéias. Meu pai certa vez me disse que cabeça nem é só para chapéu. 

Faça você mesmo a sua história e viva da melhor maneira.

Eu estou fazendo a minha parte.

O amor incondicional semeia mais e mais fraternidade entre os homens e mulheres.


O poder do bem

A essência vital para um mundo melhor está dentro de cada um de nós. A  construção para um mundo melhor começa por nós mesmos. 

Conheça a ti mesmo e assim tudo começa a ser delineado. Começar é preciso. Uma política justa é em prol do bem comum. As formas de poder deveriam estar a serviço do bem comum. Minha sugestão é criar uma Universidade que ensine política de verdade, não de mentirinha, para nossos jovens. 

Os sonhos de um povo para seus descendentes é terem a mesma chance de vida que seus antecessores. Parece que está sendo atacado de forma avassaladora pelos aproveitadores do poder em nome do desenvolvimento. As florestas sendo destruídas em nome da energia que traz conforto. Mas o conforto está trazendo anarquias climáticas. Agora uma lei querendo destruir a família, a PL 122 querendo retirar das relações interpessoais e famíliares o nome de pai e de mãe.  Não dá para acreditar em nome da evolução chegar a esse ponto. Se alguns tem orientação sexual que seja. Mas o que é importante é preservar a  relação parental desde que o homem é gente.

Aos ateus meu maior respeito. Eu acredito em um ser superior que chamamos de Deus. O criador  do Universo.criador de todas as coisas é invisível e nem por isso duvido de sua existência. Eu apenas admiro tudo o que meus olhos permitem ver. Universo inteligente que se preocupou em dar tudo o que é preciso para uma vida ser assistida. A procriação é obra deste universo inteligente.  Quem experimentou gerar bebês, como eu que tive três presentes deste universo só posso agradecer.  Sem mãe isso não seria possível.  Um útero é necessário. 

A família é o primeiro agrupamento de acolhimento e proteção. O útero é o primeiro ninho. Bem assistido e amado  pode ser o maior espetáculo nunca jamais vivenciado. Quem teve esta oportunidade só pode dizer que é indecifrável a sensação de plenitude e inexplicável sempre. Uma mãe e um pai podem ter os filhos sem pedir prova científica. Já está tudo programado no DNA.

A proteção dos pequenos é necessário para a paz social. O sentido de tudo na vida é originário da capacidade de amar.  A preservação do bem comum provém destas etapas indispensáveis para o bem viver em agrupamento, chamada família. Os filhos bem cuidados e amados, independente de lares divididos, serão os homens que conduzirão o futuro da próxima geração.

Observando o vôo de alguns pássaros é notável a ordem de organização que eles possuem sem manual de instrução e nem escola com bancos. Em ordem de agilidade, os mais fortes fisicamente vão a frente para diminuir a resistência do ar para outros que virão atrás. Assim os humanos se agrupam para se fortalecerem.  Não posso ser contra idéias e opções de vida.  Mas o livre arbítrio e as decisões são individuais. "Cada macaco em seu galho". Os espirituosos e fortes de espírito terão a missão de auxiliar os que necessitam desse apoio em momentos difíceis da vida. As chances de vencer os desafios da existência depende de atitudes e se apegar na fé. 

Quero dizer que para amar teremos de nos amar primeiro e reconhecer nossas fraquezas e buscar a ajuda necessário para formar o agrupamento do bem. Lembro das formigas que sem escola e livros, está tudo programado em sua vida rastejante. Faz horrores em sociedade e capaz de em uma noite levar todas as folhas de uma árvore para sua toca.  Assim se colhe o que se planta. 

Se a colheita não está boa teremos de analisar o solo e quem realiza isso é o agrônomo. O que será utilizado para fortalecer o solo em nutrientes para que a planta se alimente e se desenvolva. O adubo utilizado, o combate as pragas tudo é aplicado para que o resultado seja a boa colheita e assim terão o sustento. O sol e a chuva são recursos da natureza.  Mais pragas é solo desequilibrado principalmente. Solo bem preparado quimicamente teremos colheita abundante e livre de pragas. Equilibrado em seu Ph o solo consegue reter os nutrientes na raiz. Tudo acontece como a natureza programada. 

Assim é com a nossa vida.  O filme da vida baseada em fatos constatados em meus 24 anos de vida profissional é um aprendizado. O conhecimento me permite a compreensão do sofrimento e da alegria. Os ensinamentos "hipocráticos" -  FAÇA DO TEU ALIMENTO O TEU REMÉDIO E O TEU REMÉDIO O TEU ALIMENTO tenho perseguido em minha jornada.

A natureza criativa  contribue para a ordem do planeta. 

Se fala em poluição do planeta. Também sabemos da contribuição que o lixo produzido pela indústria e não retornável acaba destruindo os mananciais, ( lencóis freáticos e nossos rios. A contaminação do ar, dos alimentos interfere na saúde dos habitantes terrestres e altera o ciclo vital humano. O ártico sob o risco da Shell e tudo está sendo alterado em nome do mundo da ganancia. 

Assistimos a uma corrida grande de pessoas em busca do conforto pela fé para vencer ideias de desvalia interna.

Aos fortes cabe missão pela garra, pela força da fé em espalhar a harmonia. A organização ou construção de um planeta melhor para nossos descendentes não é tarefa fácil. Por isso as manifestações que acontecem para mudar esta política podre existente devemos ter fé e atitude. Não podemos deixar a peteca cair.

A paz, a harmonia, a alegria são resultados da confiança e da decisão em ser uma pessoa melhor a cada dia.  Os filhos do amor e para o amor se orgulham dos atos de coragem de seus pais e professores da vida. 

Deus criou o mundo para que todos desfrutem dessa maravilhosa invenção.  O  universo inteiro interage com complexidade e ainda vamos morrer entendendo quase nada dele. Apenas vivemos e caminhamos rumo ao fim um dia. Ninguém pode mais que o criador. 

Então mãos a obra.  O otimismo e a bondade que permaneça entre os humanos. Pois só ela tem força para a união e a paz.  Permaneça o máximo de tempo que puder aqui e espalhe o amor. O reino de Deus foi criado para a felicidade acima de todo o mal. 

As escolhas e o livre arbítrio está para todos.   A destruição ou o aniquilamento é opção dos demoníacos.  Todos os habitantes da terra tem o direito de desfrutar a vida.  Os indefesos devem ser protegidos sempre. Ninguém deveria sofrer de fome e miséria. Isso é obra da má política.

Os homens iluminados e sábios não precisam ofuscar a luz do outro. A estes cabe a construção harmoniosa. A semeadura do bem acima de toda a ganância dos pobres de espírito deve ser determinada pelas mentes auspiciosas.

Sonhamos com uma planeta mais justo e para isso teremos de eleger os mais aptos a esse cargo. Mas os psicopatas se passam por pobrezinhos para enganar e se aproveitar da ingenuidade e despreparo da maioria que não tem formação política. 

Em 07 de setembro de 2013 teremos de fazer a corrente do bem. Teremos de nos unir e agir em nome do bem. Determinaremos abaixo os maus e vitória para o bem comum. 

A política é para servir os cidadãos.