Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



terça-feira, 30 de abril de 2013

Eu nunca desisto de mim ...


Quando eu nasci abracei a vida.

A medida que fui aprendendo fui tendo o esclarecimento que precisava para me cuidar.
Reconheço que sou umas das tantas vítimas do chamado pós industrial. Esta situação nos torna presa fácil para um consumo sem noção do que causará. Observo que graças as oportunidades que foi surgindo fui me tornando uma pessoa melhor e útil a vida. O conhecimento faz a diferença. Me encontro em condições de escolhas melhores. A minha qualidade de vida e daqueles que dependem de mim é o objetivo de vida. No mundo hoje há necessidade de ter a informação, sob riscos de aumentar o sofrimento em um futuro próximo. Eu sendo mais esclarecida me permite a auxiliar outras mães que desejam a saúde dos familiares, filhos livres de dependência química e outros tantos problemas enfrentados na criação de um filho. 

As facilidades alimentares trouxeram um agravamento dos problemas de saúde do habitantes em geral por desconhecimento dos efeitos biológicos. Muitos dos alimentos hoje vistos como inofensivos nem existiam no mercado em épocas passadas. Todo o nosso organismo sofre e chama a atenção dos problemas em nosso cérebro pouco entendido. É órgão de comando vital e sofre amargamente esta mudança de hábitos. Todo o estresse funcional é originado pela dieta equivocada que não supre as necessidades e ainda provoca um processo inflamatório vascular.

Observo ao longo de minha caminhada profissional o perfil das pessoas que me procuram. Ao longo dos anos tudo está modificando, me refiro ao meio ambiente alimentar. Uma pessoa que hoje tem 70 anos, viveu uma época alimentar diferente nos seus 20 anos de idade. Hoje uma pessoa com 20 anos terá a mesma saúde aos 70 anos? Ter mais saúde gastrintestinal depende do aporte alimentar do passado. Fico muito apreensiva quando falam em longevidade. Pois os longevos de hoje comeram muito mais cuidadosamente aos seus 20 anos de idade do que nos dias atuais. Tudo o que está na prateleira do supermercado pode consumir. Se entende que estando ali exposto não acarretará malefícios. Hoje os jovens comem sem medo de tudo, pois tudo é permitido. A variedade de produtos manufaturados,ditos processados está no dia a dia de todos os lares. Tudo encaixado e parecendo inofensivos. Uma era moderna se olharmos para o processo industrializado, muitas técnicas e ofertas de alimentos. Em relação a qualidade está deixando para trás os valores nutricionais. Eu embarquei  no bonde andando, mas tive a informação a tempo para sair deste bonde. Isso eu fiz em relação ao leite de caixa. Em 1998 assistindo palestra em um congresso ouvi de um "expert" mestre da necessidade de colocar formol para conservar o leite dentro da caixa por 6 meses.  O que se vê é uma gama de produtos que necessitqam de algum aditivo para que seja armazenado para consumo humano. O organismo humano vai sofrendo os efeitos da ingestão destas substâncias. O ambiente influencia nossas escolhas. Então ter 20 anos no século XX é diferente do que ter 20 anos no século XIX, me refiro ao impacto na saúde do que é consumido.   As mães precisam ter conhecimento para evitar este prejuízo funcional aos filhos. Já foi aventado na mídia o aumento na venda de ritalina em épocas escolares e muito diagnóstico de deficit de aprendizado ou hiperatividade.

As nossas escolhas tem um impacto positivo ou negativo. Investigar o que esta criança com problemas está bebendo e comendo que possa estar conjuntamente prejudicando.
Esta conexão é necessária para que menos medicalização aconteça. Analiso tudo e isso me permite ter as ferramentas para tentar trazer de volta um equilíbrio perdido utilizando menos droga.

Se sei nadar me permito a mergulhar na piscina sem me afogar. Se tenho o conhecimento do assunto me permite a megulhar na problemática e virar o jogo. Isto dizia o nosso amado e querido professor de psiquiatria Dr. Darcy Abuchaim, em Pelotas. Para não morrer junto, é preciso estar preparado. Mergulhe na piscina sabendo que tens a habilidade para não se afogar. A profundidade para quem sabe nadar talvez tenha importância para avaliar a situação com mais riscos.

Os riscos e benefícios existem em todas as nossas escolhas. Inocentemente se pensa que errar na alimentação hoje não terá nenhuma consequência no futuro. A memória do sabor que está gravada no cérebro através das papilas gustativas da língua. Se houver o auto controle cerebral o comando da operação sai a contento. Se perder o auto controle tudo acontecerá em nome do sabor, e o prejuízo virá no tempo imprevisto.

O conhecimento não é finito. Á vida me proporcionou ter o conhecimento em cada época de minha vida. Minha busca incessante é o meu bem estar. É errando que se aprende. Eu me permito a mergulhar na problemática e tentar melhorar a saúde de quem deseja.

Me proponho a pegar a “ empresa em desorganização” fazendo uma analogia ao processo “ de envelhecimento celular “, fato aceito como fazendo parte das nossas vidas.

A minha convicção de mãe não é originada em experiência aleatória. As minhas contatacções foram acontecendo e me proponho parte delas poder compartilhar. Na vida é plantar para colher. As vivências e aprendizado que a formação me proporcionou estão fazendo a diferença na minha qualidade de vida e dos meus amados filhos. Gerar os filhos, cuidar, alimentar, proteger é uma tarefa contínua e requer disposição dos pais. Ser mãe não deixa de ser uma faculdade de vida bem interessante, cheia de expectativas. Posso dizer do meu contentamento até esta etapa da vida. Nada é fácil para quem se aventura nessa jornada maternal.

Em se tratando de cuidados alimentares me preocupo muito mais do que quando jovem. Eu decido abastecer o meu organismo dentro dos cuidados que julgo serem necessários. É o mesmo que abastecer um carro para que execute o movimento. Se abastecer em posto que frauda o combustível, pode acontecer um imprevisto imediato.  Se for por tempo prolongado ocorrer´pa o desgaste ou corrosão generalizada e talvez trocando peças resolva em parte os problemas originados.

Quando peço para fazer um recordatório alimentar observo um olhar de confirmação em relação aos hábitos não muito adequados. De imediato ouço um ah!!! eu me alimento  errado. Alguns estão confiantes que tem uma ótima alimentação. A conexão entre resultados e comilança pouco acontece. As escolhas tem sim relação com a saúde como um todo. Subtende-se que não vai dar nada e pouco importa o que se consome. O que conta na hora da alimentação é que se gosta e fim. "Fome de olho" que nada mais é do que as experiências de paladar gravadas na memória.  ou seja a conexão do olho com o cérebro.

É comum ouvir um pedido de reeducação alimentar. Se fosse reeducação de imediato vem a palavra educação. Bem se quer se reeducar é porque foi educado. Mas essa de ser educado não se constata nunca. O que existe são pessoas mais atentas e cuidadosas na hora de escolher os alimentos. Ocorre que poucos procuram por prevenção. Somente quando se tem um problema se busca o atendimento. Se fosse educado na real nem deveria ter problemas. Penso ser adequado “educação alimentar”.
Aprecio analisar o perfil das famílias descendente de português, italiano, alemão, polonês, espanhol e árabe. Na minha família materna tem uma influência alemã por parte de meu avô e portuguesa do lado de minha avó materna. Lado paterno sei que minha bisavó veio do Paraguai e entendo que seja descendência espanhola. Como sou filha da minha mãe eu tenho uma predisposição conforme ela se alimentou.

Eu tenho uma noção de envelhecimento por ser filha de uma senhora artezã culinária e uma atração dela por fazer maravilhosos doces. Penso que nasci do doce e por isso faltou outros nutrientes na minha formação intra uterina. Minha predisposição para ser baixinha foi porque faltou proteína na dieta e sobrou doce. Minha estatura mediana baixa e sempre coloco esta minha hipótese. Só se constrói colocando material. Minha mãe inocentemente disponibilizou menos materiais importantes para o meu desenvolvimento ou sistema “corpo”.
Eu acho que nasci velha pelo que recebi intra uterina. Sempre sofri de problema de intestino e enjoada para comer. Isso que dirá falar em hormônios. Digamos que o meu aparelho gastrintestinal é mais sensível que outra mulher de mesma idade. Digamos que meu gastrintestinal quando eu tinha meus 20 anos tinha uma capacidade. Atualmente aos meus 55 anos eu sou muito mais cuidadosa, porque se errar me ferro literalmente. Tenho absoluta convicção que a nutrição gestacional adequada é necessária. A minha formação com certeza teve algum prejuízo. Eu seria mais resistente  a determinados alimentos se a minha mãe não comesse doces em minha formação intra útero. Ela nem teria como saber e esta conexão se faz relevante.

Só para contrariar eu nunca gostei de doce, sempre fui do salgado. De doce eu era apaixonada por negrinho e chocolate "crush". Se eu comer doce é sentido de imediato uma indisposição. Hoje sempre recuso docinhos, balinhas que oferecem de troco no mercado ou após almoço com amigos. Uma vez eu recusei o famoso docinho pós almoço e a senhora achou muita força de vontade. Estava em treinamento pra não se arrepender depois é necessário dizer não na hora "H".
Se comer uma balinha é bem provável que desencadeia uma vontade de mais uma, mais uma...Costumo dizer que é só provar que já desequilibra o automático. O auto controle vai para as cucuia. É gratificante para mim conhecer o meu cérebro e dominá-lo. Na vida tudo é treinamento. É um controle que consegui ao longo do meu aprendizado. Meu organismo eu levo muito a sério e evito ao máximo ingerir o que me prejudica. Quando observo as pessoas comerem sem noção eu já me lembro que eu também vivi isso. É bom para a minha saúde ter esse entendimento e também ter o controle. Se não entra o alimento calórico preciso de menos horas de caminhada. 
A regra é rígida dentro da abordagem nutricional genética. Ou tem ou não tem disponibilizado os nutrientes. A consequência disto vem ao longo dos anos. No decorrer da vida eu observo que tenho de ter um cuidado muito grande na alimentação. No ano novo de 2012 para 2013 vivi uma situação complicada na casa de uma amiga. Eu sei que couve refogada é forte, mas ignorei e comi, estava saborosa com guizadinho. Fugi da rotina alimentar no almoço e passei uma tarde do inferno. Dor de cabeça era tão intensa que latejava os olhos e dóia a testa, que me vi obrigada a provocar vômito para tentar melhorar. Provoquei em dois momentos pois o alívio estava demorando. Na segunda vez veio toda a couve e isso já fazia umas 8 horas que tinha almoçado. A defesa do organismo é segurar no estômago. É uma engenhoca inteligente mesmo.Na ceia da meia noite fiquei olhando os outros saborearem. Lá pelas 02 da manhã que consegui me alimentar com certo receio.

Ignorei o que sabia e me ferrei por inteiro. Sei que o único vegetal folha verde que aceita cozimento é o espinafre. As variáveis idade e capacidade digestiva  sempre levo em consideração quando vou me alimentar. Concluo que eu tenho de respeitar meu gastrintestinal fragilizado. Segundo a minha bioterapêuta eu tenho um pâncreas (glândula ) frágil, muito prejudicado em minha existência. Claro que de imediato concordei pois a minha história familiar tenho uma mãe  apaixonada por doce.  Meu organismo é distinto dos demais. Tenho de respeitar a minha fragilidade sob risco de passar mal. Para minha qualidade de vida foi interessante ter o conhecimento. Assim eu mesmo entendo o que se passa. Porque se fosse depender de alguém para acertar a minha dieta, seria muito pouco entendida. Como mulher tive o ciclo menstrual e 3 gestações. Pela menstruação nós mulheres perdemos muita proteína. Por muito tempo eu tinha um entendimento restrito. Nestas fases é necessário uma alimentação direcionada a repor o perdido. Buscar o melhor faz parte da ciência da vida. Os meus filhos me ensinaram muito e a experiência única da maternidade é gratificante. A vida nos proporciona entendimento diante das diversas situações. Como seria bom se eu tivesse este conhecimento que tenho hoje para cuidar dos meus pequenos. Dificuldades enfrentadas sempre presentes. O entendimento de vida e de cuidados me ajudou. Leite sempre o de saquinho refrigerado e fervido. Deste procedimento eu não abria mão por saber do bem que faz para a saúde e desenvolvimento. Persisti na busca deste bem estar, hoje meus pequenos grandes homens a caminho de realizações.

A minha alimentação habitual e aprendida sempre aceitei sem questionar. Muito entendimento está sendo oportuno neste momento de minha vida. Se eu me cuido é porque aprendi que quem sofre é quem come errado. Preciso melhorar a minha CAPACIDADE HEPÁTICA e biliar. Este é um órgão de choque para muitas das escolhas alimentares em nossa vida. Eu era fã do pão branco e sofria muito da tal fome ( hipoglicemia) e nem fazia a conexão com alimento de índice glicêmico elevado. Este aumenta rápido a glicemia e consequentemente a insulina. Hoje felizmente isso está presente em minha vida talvez em uma frequência ZERO. O longos anos de alimentação insuficiente ( massa, pão, batata inglesa, doces em geral, arroz branco, óleo saturado, sal refinado,....) tem os efeitos, é óbvio. O primeiro passo é reconhecer as fragilidades e compreender as aquisições ao longo da vida, de problemas. Recentemente descobri ainda uma problemática que eu achei que tinha deixado em Pelotas. Por um ano inteiro fiz exames de fezes em um de meus filhos em 1992, e sempre dava a tal Giárdia Lamblia.  Este agravante Giárdia eu descobri em mim há uns 5 meses para o meu contentamento. Pois estou com duas zonas do couro cabeludo praticamente sem nascer cabelos. Tratei por 3 vezes estas protozoose intestinal ( de difícil tratamento) e já está nascendo cabelos para minha felicidade. Devo ter trazido de Pelotas esta infecção intestinal. Até 1996 andava as voltas coma a incidência de giárdia em meu filhos. Cuidei de trata-los e  não prestava muito a atenção em mim. Uma moça me visitou e  me sugeriu que realizasse um exame, para mim desconhecido. Fiz o parazitológico por biorressonância, que eu julgava um exame “fim da picada” e me surpreendi. Agora me convenci que mesmo querendo o melhor para mim, eu também tinha um entendimento deste exame bem aquém do real. Por desconhecer julgamos indevidamente. Eu falei para meu filho que se gradua em medicina este ano do exame que fiz. Comentei que deve ser um idiota o cara que inventou esta técnica. Deve ser um burro, imbecil. Ele por algum motivo inventou este aparelho que muito me ajudou.   Da mesma maneira que eu julguei anteriormente ele fez. Aceitei em realizar por curiosidade. Descobri o que me entristecia, ver meus cabelos desaparecendo em partes da cabeça, perdi quase toda a sobrancelha e praticamente nem precisava depilar as pernas, deapareceu os pelos quase total. Eu sabia que aquela parte da cabeça, segundo a medicina chinesa, tinha um representação de um problema intestinal, só que eu não sabia como saber qual era o problema no intestino. O site da minha amiguinha: www.bionutricional.com.br para quem quiser conhecer. Informação sempre é bem vinda. Eu duvidei, igual meu filho fez, destes exames por desconhecer. Quem se interessar por qualidade de vida acesse o site.

Corre a notícia que o tratamento para eliminar a giárdia é muito difícil. É necessário saber como se adquire este parasita que cresce em águas doces paradas e é resistente a cloração. Agora coloco minhas verduras por 25 minutos em água com vinagre. Pensava que água sanitária matava caso houvesse os ovos do dito bicho. Ela morre em fervura e filtração de água. Estou pensando em comprar um filtro para a água que lavo as minhas verduras. Para beber eu bebo água mineral sempre. Pois as caixas dágua no Brasil tem material “amianto” que nos USA é proibido, até fazer telhas desse material para não contaminar o solo com a água da chuva. Ah dizem que tem o problema do plástico que armazena a água. Mas concordo que o plástico não pode sofre aquecimento e que se houver contaminação pelos constituintes do plástico deve ser menor que a contaminação do meio envelhecido “ encanamento”.

Me graduei médica com um treinamento e entendimento do processo adoecer e terapêutica. Mas ao ser mãe me tornei uma mulher com mais uma graduação. A ciência para vida tem uma maior abrangência e requer uma abordagem com outro olhar. Eu fui em busca da abordagem natural e trouxe na bagagem a minha vida na fazenda.  Relembrei dos cuidados de meu pai fazendeiro com suas crias bovinas e ovinas. Eu tive um interesse por outras abordagens por necessidade própria.
Ouvindo uma entrevista:  sinais como cansaço, depressão, insônia e tristeza deveria o indivíduo procurar especialista psiquiatra.

Esta problemática em pleno Séc. XXI traz um desafio aos profissionais que trabalham com medicina preventiva, antroposófica que tentam trazer o equilíbrio mente corpo e espírito. É necessário ter preparo para enfrentar as conseqüências debilitantes das escolhas alimentares equivocadas. Um organismo equilibrado trabalha bem e não esboça sinais de fraqueza. Para isto existe o descanso chamado sono que é o repouso restaurador. Não acontecendo este sono reparador é outra situação adversa para a qualidade de vida.

_______Palavras importantes que eu julgo serem lembradas: ORGANIZAR - VIGIAR- CONTROLAR – DECIDIR.
As consequências da desorganização ao longo dos anos traz consequências imprevistas e a problemática é instalada.


Reconhecer que de forma incocente criamos os problemas. O meio família ajuda ou compromete a saúde. O sobrepeso acontece nas famílias onde o descuido está presente com as boas escolhas.

MONITORAR – VIGIAR O OLHO/MENTE QUE PEDE O ALIMENTO QUE APENAS OFERECE SABOR E PREJUDICA NA PRODUÇÃO DE ENERGIA.

Para que possamos executar as nossas tarefas do dia a dia precisamos abastecer corretamente, como se faz com o carro.

Aproveitando as palavras do meu cliente:
“Estou indo bem sim. Antigamente se matava um leão por dia... agora temos que matar dois e ainda estar apto pra correr – bahhhhh!!!!!






terça-feira, 2 de abril de 2013

Gengibre


ANTI INFLAMATÁRIO NATURAL

Artrose, Artrite, Coluna....
Só quem passa ou já passou por essas dores, sabe avaliar o valor dessa matéria.
Repassem, tirem cópias e deem aos que não possuem Internet. 

Isso é realmente algo assustador!
Mas o Dr. Al Sears indica um analgésico que não tem efeitos colaterais.
E o mais interessante é que provavelmente você já tenha esse analgésico aí na sua casa ! Plante num vaso, no quintal ou no jardim.
Os pedaços de gengibre podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira.
Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE. Isso mesmo! Gengibre.
Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão.

O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite.
Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação.
Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas.
Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.
Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.
Seguem algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre:

Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.
Beber chá de gengibre: É barato. É muito fácil. O gosto é óptimo. E cura.

Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears:
Quatro copos de água;
Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e cortado em fatias;
Limão e mel a gosto... Se prefrir use laranja no lugar do limão. Fica óptimo!

Procedimento:
Ferva a água numa panela com fogo alto.
Assim que começar a fervura adicione as fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.
O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.

Compartilhe este artigo...













ANTI INFLAMATÁRIO NATURAL

Artrose, Artrite, Coluna....
Só quem passa ou já passou por essas dores, sabe avaliar o valor dessa matéria.
Repassem, tirem cópias e deem aos que não possuem Internet.

Isso é realmente algo assustador!
Mas o Dr. Al Sears indica um analgésico que não tem efeitos colaterais.
E o mais interessante é que provavelmente você já tenha esse analgésico aí na sua casa ! 
Plante num vaso, no quintal ou no jardim.
Os pedaços de gengibre podem durar longo tempo fora ou dentro da geladeira.
Pasme, mas esse analgésico se chama GENGIBRE. Isso mesmo! Gengibre.
Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, 
resfriados e até mesmo indigestão.

O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias 
como a osteoartrite.
Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc.
Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação.
Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas.
Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias, tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.
Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre.
Seguem algumas dicas para você ter uma boa dose diária de gengibre:

Isso vai estimular a circulação sanguínea e aliviar dores nas articulações.

Aqui está uma receita usada pelo Dr. Al Sears:
Quatro copos de água;
Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e cortado em fatias;
Limão e mel a gosto... Se prefrir use laranja no lugar do limão. Fica óptimo!

Procedimento:
Ferva a água numa panela com fogo alto.
Assim que começar a fervura adicione as fatias de Gengibre, deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.
O chá está pronto! Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.


OBSERVAÇÕES NO PREPARO ( Dra. Maria Emília) :
A água quente também é ótima para o preparo de um chá. Eu fervo somente cascas.
Os demais sempre é preferível água quente ao ponto. Evitar a agua encanada
e preferir água de fontes, mesmo em bombonas. Eu evitaria o mel e cítricos no chá.
Cada alimento tem funções e nem todos toleram o cítrico e o mel. Prefira usar um utensílio
de vidro para o chá caso for ferver. Outro utensílio (inóx) eu apenas aqueceria a água ao
ponto.