Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A política é aprendida ...

__________A vida é o maior bem.

Políticas  para saúde estão sempre nos comícios dos políticos. É sempre o mesmo discurso que prestando bem a atenção dá para decorar.  Mas porque a atenção básica a saúde anda a passos lentos como uma tartaruga? A situação é inacreditável para os existenciais em algumas regiões do nosso país.  Gerenciar vidas, seres humanos é tarefa complexa. Na saúde o que se vê é pessoas interessadas em resolver o problema. Mas o cenário parece pouco mudar.  Muita gente com problemas de saúde e as filas intermináveis. 
As instituições diversas acabam por ter cada vez mais responsabilidades e as dificuldades em prover o necessário a população aumentam. Nossa cultura política de saúde é como bombeiros. Quando se chama? Em São Paulo diante de tantos incêndios em favelas surgiu o trabalho preventivo. Enfrentar o problema e encontrar alternativas efetivas merece o elogio. Aqui medidas políticas com êxito trouxe mais segurança aos moradores. O programa preventivo visa treinar alguns moradores e assim reduzir o tamanho das tragédias. Até que chegue o socorro alguma coisa já foi feita de imediato. Quando assisto os horrores da saúde de imediato penso que a saúde é treino também. Só se critica os órgãos que recebem os doentes.  E a quem cabe o zelo pela vida e pela saúde? Dizem que a educação é a solução.  Nesta situação seria? Só os médicos meros prestadores de serviço  pagam o "pato"? Quem é o culpado pela doença ou onde estão os fatores geradores de doenças? Quem é o culpado pela ausência de educação em saúde? Quem tem interesse que tudo fique como está? Educação é possibilidade de melhorar a vida das pessoas. Sem educação cresce os deslizes de conduta e a tudo o que assistimos de fatos tristes com nossos jovens desprovidos de família, etc...

Os jovens, cada vez mais se perdendo em atividades ilícitas e dependência química, a quem culpar? Creio em uma estrutura ainda por ser construída em favor da vida. Muitos grupos surgem para dar apoio aos doentes. Onde estão as estruturas bem organizadas para amparar antes da doença, antes da dependência química? As crianças, os jovens, os adultos e em idade avançada esperam políticas eficientes. De tão cansados em esperar que chegando a época de eleições já começa a rejeição pelo horário político. De novo assistir as mesmas retóricas e os mesmos problemas ainda por resolver.

As idades mais susceptíveis as doenças como nossas crianças e idosos, a quem cabe a responsabilidade? Não dá para culpar somente um setor. A reação é em cadeia. Se algo não está bem é porque outros setores estão deixando furo. Existe alguém e/ou algum setor que se beneficia com tanta  desinformação? Assim como tem escolas  para o  ESTUDO CATEDRÁTICO , deveria de ter "AGROESCOLAS" para o estudo DA VIDA SUSTENTÁVEL. Os seres humanos, todos,  se cotizando e dividindo as responsabilidade da nossa grande casa= nosso PLANETA e cuidá-lo. Eu acredito em uma educação ecológica como exemplo “as agrovilas” e mais divulgação da cultura sustentável  nas grandes cidades. 

Gerenciar a vida já nem é tarefa tão fácil.  Pois as mães, em sua maioria, estão precisando de apoio de políticas sociais. O manual político é desatualizado ou inexistente. Tanto é verdade que as escolas estão passando por inúmeros problemas de convívio social. Verdadeiros horrores de comportamento anti social são fatos tristes presenciados.  Ouvi de uma ex-diretora de escola ( por 4 anos foi diretora) que lá mais parece "um manicômio" que escola, precisamos repensar tudo isso. Penso no retorno de escolas só para meninas e só para meninos. Talvez não tenham a maturidade para disputas heterosexuais que causam até morte entre jovens. Se vingam com frieza e a certeza da impunidade, algo há de se fazer.

Então aqui eu manifesto as minhas idéias e opiniões. Faço parte da empresa chamada FAMÍLIA com a política essencial O AMOR. Sou uma mulher com cérebro pensante e questionador, mãe de três meninos, hoje homens trilhando uma  área tão nobre que é a medicina,  para meu orgulho. 

Como um ser humano existencial que sou e vivendo a minha vida tento exercer a cidadania. 
Quero exercer a minha função sem ofender a ninguém e muito menos humilhar a quem quer que seja.  Eu apenas "sou uma leoa" tentando defender suas crias. Me desculpem os homens que jamais gestarão, terão TPM, nem passar pela menopausa e muito menos menstruar. Menstruei aos 12 anos, gestei por três vezes e nenhum aborto sofri. Tomei injeção de hormônios para parar de menstruar. Amamentei em torno de um ano cada filho por orientação médica. Ah!!! Se tivesse filhos hoje com a minha cabeça atualizada seria bem diferente. Amamentaria por três anos no mínimo. Sei que o cérebro amadurece por completo aos seis anos de idade. 

Gerenciar uma casa e todos os desafios em criar filhos exige disposição, amor, dedicação e proteção com todos os recursos possíveis que os pais proverão. Caso isso não aconteça é o social que será a vitrine. Como cobrar de quem não teve a oportunidade de vivenciar o amor e outros requisitos a formação psíquica? Quem sofreu e sentiu na pele  entende o que é sofrer privações de amor e de cunho material. Alguns conseguem superar o sofrimento vivido e fazem disso o motivo para serem diferentes com seus filhos. Outros não conseguem e decaem. Reagir positivamente é tarefa para poucos. Maioria precisa de políticas eficientes em prover o necessário. Não acontecendo é fato observar a criminalidade incontrolável ou seres como um barco sem leme entregue ao esmo.

Para manter a vida com a saúde é necessário conhecimento. No zoológicos tudo é realizado para que os bichinhos tenham saúde. Alimentação e todos os outros cuidados. Os veterinários e biólogos estão atentos a tudo o que acontece na comunidade dos bichinhos que necessitam de tratos especiais. Eu vivi e tive a oportunidade de estar dentro de um zoológico de animais silvestres com servos, marrecas e outros tantos que apareciam a beira do açude. Garças dançantes que foi umas das situações lindas que assisti. Era o macho arrodeando duas fêmeas. Talvez uma dança de acasalamento, a que lhe desce trela, seria a escolhida. Não deu para ver a escolhida...rss. Tinha açude com traíras. E os bichos que meu pai se dedicava a criar como as vacas, bois, terneirinhos em pecuária extensiva ou seja em campo aberto. Como todo lugar com galinhas, galos, angulistas, patos ( minha tia criava uns 200 patos).

Gerenciar um zoológico natural e outro com animais presos sempre exige alguns cuidados e regras a seguir. Um veterinário conta que a Iridologia é utilizada em alguns zoológicos, para minha surpresa, para saber como anda a saúde dos bichinhos. Um entendimento equivocado da iridologia se espalha entre os desprovidos de conhecimento biológico. Um segmento da religiosidade  diz ser a iridologia coisa do demo.
Qual a função do Iridólogo em Zoológico? E será que existe biólogos para os seres humanos? Na Hungria um menino pegou uma pombinha com a pata quebrada para cuidar. Quando ela se recuperou da patinha quebrada desapareceu a manchinha branca da íris. Após se formar médico resolveu estudar e mapear o significados dos sinais na íris humana assim nasceu a Iridologia. 

_________Será que a indiferença é falta de atitude política?

Atitude política se treina e se adquire.
Pessoas que poderiam contribuir politicamente não se interessam pela política.
Os que se propõe a dar um pouco de seu tempo para a política iniciaram seu treino em época de juventude. O desestímulo a vida política é geral. Dos cidadãos é cobrado rigorosamente o cumprimento da lei. Empresa sem dono é problema e sem funcionários capacitados é a falência na certa. A vida dessa empresa será curta ou breve. Só os fortes e capacitados sobreviverão a concorrência. Para mudar as regras é necessário educação e respeito a vida em primeiro lugar. As instituições existem para servir aos cidadãos. Se for lenta e ineficiente não está correspondendo a finalidade a que foi criada

Os movimentos estudantis conseguem agregar os ousados em fazer protestos diante da educação insatisfatória, recursos e mais oportunidades para os jovens.
Os indignados e revoltados costumam a se expressarem através de manifestações adequadas e positivas. Outras manifestações com danos ao patrimônio público e contra a vida que repercutem negativamente.

Nas redes sociais estamos conseguindo compartilhar algumas atitudes que enobrecem e motivam a vida pública. Conseguimos presenciar a indignação da comunidade diante de atitudes negativas e dos políticos corruptos.

Para todas as escolhas na vida existe uma razão. Nada acontece na vida por acaso. Assim também é na política. Há quem diga que tudo nasce em razão de uma necessidade.

A política acredito iniciar na sociedade organizada chamada família. Os filhos seguem modelos vivenciados no âmbito familiar.
As pessoas no social tem atitudes tendo em vista seus modelos. Tive uma vida simples para não dizer  pacata no interior. Minha vida estudantil em internatos. Na cidade de Panambi e em Cruz Alta estive em colégio de freiras ( primário e ginásio).  Em Santa Maria, colégio da rede Metodista fiz o científico e profissionalizante de laboratório concomitante.
O convívio no internato me deixou muitas lembranças boas. Não deixou de ser um aprendizado político de boa convivência nesta fase. O internato com regras rígidas e a liberdade muito vigiada. Era somente feminino nesta época. Eu imagino um internato sem regras seria impossível a convivência. a liberdade deve ser para quem sabe utilizá-la com responsabilidade. A democracia é importante para os cidadãos que respeitam as regras. Neste caso do internato era apenas obedecer e "fim" para ser funcional. Dormir, se alimentar, brincar, atividade esportiva e estudar. Assim era a rotina. Foi abrindo gradativamente para alunos do sexo masculino em regime externo para classes do I Grau. A origem das internas era de  várias regiões do estado e foi uma experiência enriquecedora. Aprendi de certa forma uma política de convívio.

Neste convívio rural meu pai sempre dizia que tinha muita pena de ter de sacrificar os cachorros que matavam suas ovelhas. Não tem cura e só lhe restava a eliminá-los. Nesta situação era impossível ficar indiferente. Sempre presenciei um enorme amor e dedicação aos bichinhos que criava.


Não temos em nosso currículo escolar a disciplina de Política. Na Europa existe Graduação em Política. E no Brasil gostaria de saber se existe esta Graduação. No RGS desconheço e gostaria de saber se existe.
Durante a minha formação estudantil e a de meus três filhos percebi apenas o currículo programático estático. A necessidade de inclusão de disciplina de política pode ser proveitosa ainda no período  escolar. Ensinar a pensar, debater, interagir e expor idéias criativas e ser valorizado é uma atitude cidadã propiciado no ambiente escolar. Talvez aqui seja um dos problemas da onda de desvalorização da classe dos professores (tão importante) sempre disciplinas repetitivas e as regras impostas pra cumprirem o conteúdo. Está faltando digamos um "recheio" neste contexto social educativo.

Atualmente entendo que existe uma sobrecarga de conteúdos e muito estresse entre a população jovem que se propõe a enfrentar concurso vestibular e outros. Os conteúdos cheios de disciplinas úteis a concursos mas pouco aproveitáveis para a vida social.
Sempre as mesmas disciplinas e não está acontecendo inovação. As escolas de hoje devem gradativamente introduzir disciplinas para motivar atitudes políticas inteligentes.

Está na hora das bases da educação serem enriquecidas.

Afinal tudo na vida é aprendido até na política.

A política para o bem comum deveria ser a prática. A formação técnica em diversas funções do setor produtivos tem para escolher.
Estamos despreparados e desprovidos de motivação diante de tantas trapaças políticas. Podemos alterar dando o exemplo de atitude política.
Como iniciar atitude política?
Talvez em seu condomínio, bairro e ou clube social? Participando de ONG que tem por objetivo organizar a sociedade a contribuir pelo bem comum.

No caso da ONG Brasil Sem Grades (www.brasilsemgrades.org) é uma iniciativa da sociedade civil organizada da região sul. Não esperar que ocorra a tragédia familiar ou perda de amigos para se motivar a ter a atitude política pela vida. A atitude cívica do fundador foi de não cruzar os braços. Fundou a ONG em memória de seu filho amado. A justiça para tantos que foram vítimas e perderam seus amados é o almejado. Cobrar das autoridades e reformular leis que a sociedade julga estar inadequada para os que infringem as regras do bom convívio social.

sábado, 6 de outubro de 2012

Eu me interesso ...

Me interesso ....

a) Pelo conhecimento profundo da essência do bem viver e que me possibilita ter saúde;
b) Pelas famílias como provedora de bem estar a seus descendentes;
c) Pelos pais que desejam profundamente ver seus filhos com saúde e prósperos;
d) Pelo maior patrimônio que Deus me oportunizou nesta vida...meus filhos;
e) Pelos professôres ( educadores) como uma profissão muito importante para a vida;
f) Pelas gestantes ( fui 3 vezes), bebês ( 3 filhos que a vida me presenteou);
b) Pela sáude dos idosos ( minha mãe tem 86 anos);
b) Pela ética da vida;
c) Pelo meu bem estar e do meu semelhante.

Me interesso cada vez mais em poder me comunicar por esta ferramenta do século XXI e que tão rapidamente atinge os quatro cantos do mundo. Sem palavras para dizer do quanto me faz feliz em ver aos poucos meus textos sendo lidos. Não detenho a verdade e tão pouco quero humilhar. Apenas exerço a cidadania do bem.

Quero cada vez mais me interessar pela vida e pelos ensinamentos que cada dia da vida nos proporciona. Quero ser sempre uma pessoa melhor e útil a sociedade. Que os tropeços e quedas não traga desânimo na dança da vida. Que as dificuldades sirvam para fortalecer e não desistir dos sonhos. Quem não ousa pode ser confundido como covarde e ou fraco. Acredito que não é por aí.

Para ser diferente basta ser visionário e não temer a crítica de quem estacionou no conhecimento. As constatações é para quem não tem medo de vivenciar novos desafios. Negar o "não vivido" ou "não constatado" pode sim ser atitude covarde. As chances de acertos é para quem vivencia. Os erros fazem parte da natureza humana e críticas vazias nem constroem. Não se trata de ganhar ou perder e sim somar para uma vida mais rica e produtiva.
A vida é a "própria razão" de ser, sem nunca saber-mos de onde viemos. Sabemos que existimos no nascimento, vivemos muito ou pouco e o fim é certo. Mas nem por isso deixar de sonhar. Quem sonha tem como limite o céu apenas.

Sendo mãe experimentei a vida me cutucando em três momentos inexplicáveis que foram as minhas gestações, ainda cursando medicina. Olhando as fotos desta época parece que vivi um filme real.
Conviver com meus anjos me faz convicta que nem todos somos os juizes da vida se não existirmos conjuntamente. A gestação é uma experiência única e instranferível e portanto posso dizer que sexo masculino e feminino jamais serão iguais.

Por natureza precisamos dessa diferenciação para a permanência da riqueza da criação humana.

As visitas ainda são modestas e me entusiasmam a seguir nesta trajetória. Quem sabe além de médica poderei virar escritora...estou sendo cutucada pela vida.

Para atualizar as visitas:
Brasil - 1240
Estados Unidos - 202
Rússia - 93
Alemanha - 73
Portugal - 19
Espanha - 9
Itália - 9
Reino Unido - 4
Lituânia - 3
Argentina - 3