Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



terça-feira, 24 de julho de 2012

Apnéia do Sono tem solução

Saúde

Foto: Divulgação DP
Foto ilustra paciente antes do tratamento indicado por Schinestsck

Noites maldormidas, roncos, sono agitado e sonolência diurna podem ser sintomas da Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (Sahos). Tanto adultos como crianças sofrem frequentemente com a doença, sem ao menos se darem conta disso.

“Eu acordava angustiada, gritando, desesperada, com falta de ar e com a sensação de que alguém apertava a minha garganta com as duas mãos, me sufocando e com a minha mãe ou irmã tentando me acalmar”, descreve uma paciente do sexo feminino com 42 anos que prefere não se identificar.

De acordo com o especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Paulo Antônio Schinestsck, os sintomas descritos são característicos da Sahos e, mais tarde, puderam ser diagnosticados e comprovados em exames como a polissonografia. “No diagnóstico odontológico ortofuncional foi possível identificar a má oclusão dentária, a falta de dentes, o palato profundo, a respiração pela boca e as alterações nas outras funções reflexas do sistema: deglutição, sucção e mastigação”, explicou. A paciente apresentava limitações na abertura da boca e dificuldade para mastigar os alimentos, preferindo os pastosos e a carne bem cortada.

A paciente foi encaminhada para um tratamento ortofuncional, que utiliza exercícios mioterápicos e aparelhos intrabucais, ortopédicos funcionais e ortodônticos fixos, para redimensionar a cavidade bucal visando obter mais espaço para a língua exercer as suas funções, desobstruir e equilibrar o sistema orofacial. Antes mesmo de finalizar o tratamento, a paciente não mais apresentava aquela sintomatologia inicial. Sentia-se revigorada, com mais energia e disposição, pois começou a dormir melhor e a se alimentar bem.

Confira a matéria completa com os tratamentos indicados e as dicas de prevenção na edição impressa do Diário Popular desta terça-feira (17).

domingo, 8 de julho de 2012

Ser blogueira é um barato...

A criação do blog foi idéia de um fã e seguidora de algumas de minhas idéias.

Durante o ano de 2010 tivemos a oportunidade de conviver mesmo que por poucos dias no mês, mas foi uma experiência positiva. Juntas tínhamos conversas sobre nossa vida de criança, eu na fazenda e ela na cidade de Belo Horizonte. Nestas conversas acabamos entrando no mérito das pessoas de antigamente e do que elas acreditavam em termos de alimentos que faziam bem a saúde. Ela lembrou do pé de chuchu do seu quintal, este muito consumido pela sua família.  É bonito lembrar do quintal e o quanto isso era valorizado pelas pessoas de uma geração antes da nossa.  Seu blog alimentacaoesaude.blogspot.com fala de sua vida, seus hábitos e constatações do porque de tantos problemas de saúde e que tenta superar.

Tivemos uma convivência na maior parte do tempo tranqüila, as vezes com altos e baixos, natural de qualquer convivência mais próxima.

Foi um laboratório experimental e constatamos que nossos avós e pais tinham razão em comer direto da horta.

Esta senhora e seu filho aproveitaram a convivência comigo. Não é comum uma amizade se tranformar em aprendizado de vida e nossas vidas se enriqueceram. Tenho saudades das nossas rizadas quando comentavamos algumas das mazelas que presenciávamos. Certa vez comentou que seu amigo escritor comia couve fervida por 40 minutos para ativar a proteína e em panela de alumínio. Pra quê? Foi zoada só. Com esta historinha acabo me lembrando do meu colega Márcio Bontempo.  Escreve maravilhas sobre o que as pessoas preferem consumir e as misturas que fazem. O nome do livro é interessante, “Receitas para ficar doente” e tem no Google para download e você poderá degustar as palavras bem colocadas e as receitas bem saborosas do livro.

Com tantas maravilhas desta convivência ela ficou entusiasmada e fez o seu blog.
Achou interessante eu colocar as minhas histórias de vida e entendimentos também em um blog. Foi o que fizemos.

Ninguém detém todo o conhecimento sozinho. Não sou "a expert" mas para burra também nem sirvo. Aos poucos poder expor minhas histórias de vida e de superação é uma atitude de cidadã. Cheguei onde estou porque sempre busquei o melhor para minha vida. As descobertas é para quem busca e constatações para quem experimenta e nada cai do céu de paraquedas ou de mão beijada. A trajetória de ensimentos, questionamentos vai produzindo uma modelagem antes não existente.

Aqui estou para dizer da minha satisfação pelo blog. Estou contente e orgulhosa com o percurso embora ainda bem jovem. Em agôsto de 2012 completará  um ano de existência.

Vejam as visitas:
Brasil – 888 visitas        Estados Unidos – 115
Alemanha – 44              Rússia – 41
Portugal - 15                Espanha - 9
Itália - 5                       Reino Unido - 4
Lituânia  -3                   Argentina - 2


Poder partilhar um pouco de meus entendimentos do processo viver e ter saúde me emociona.
Antes de ser médica eu tinha uma visão muito equivocada da alimentação por falta de informação.
A tecnologia tem nos auxiliado em épocas com tantas divergências de opiniões em todos os setores da sociedade. A complexidade do bem viver está a cargo do pós industrial e traz muitos problemas com a falta de esclarecimento das seqüelas do consumir somente produtos manufaturados. A receita ainda é a moda antiga e quanto menos processado os alimentos melhor para a saúde e mais energia para os seres viventes. Os vegetais armazenam energia e os humanos devem consumir para abastecer sua máquina sob risco de pane.
O importante é agir sem medo de ousar. Aqueles que criticarem negativamente tem seus motivos e os que fizerem a crítica positiva digo o mesmo. O pior é  fazer “nada” e estar atado em amarras.

Se o conhecimento liberta me sinto nesta situação. Viver a  vida  a plena, ter os filhos com saúde e vê-los felizes em suas escolhas é desejo de muitos pais.

Observar o resultado e o alcance do blog em vários cantos do planeta é muito gratificante.

Cada habitante do planeta tem sua parcela de responsabilidade. Espero estar fazendo a diferença entre tantos que fazem o melhor de si.  Poder expor as minhas idéias e interferir positivamente já é um passo que estou dando. As mudanças de atitudes equivocadas depende de cada um e depende de oportunidades de esclarecimento.

A vida em família com os pais e filhos, mesmo sendo separados, pode ter seus benefícios. Gerenciar o ambiente doméstico é tarefa daqueles que estão informados.

Meu objetivo é preservar a minha vida com saúde, a de meus filhos, de meus amigos e de quem me procura. Viver sem saúde traz entristecimento e menos vontade de viver.


Estou vivenciando e apreciando o fato de estar sendo lida em tantos cantinhos do planeta. Penso que sejam mais brasileiros espalhados pelo mundo e com saudades deste nosso Brasil e “fome” de leituras interessantes e que nos motivem a viver com melhores escolhas.
Mee proponho a fazer o melhor "do meu ser" pessoa, mãe e profissional da área de saúde.

Desejo a todos muita saúde e satisfação pela existência. Viver o hoje, o amanhã é incerto e o futuro a Deus pertence.

Quando alguém me pergunta como você está? Respondo que estou ótima respirando....