Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 27 de maio de 2012

A Máquina humana é complexa..da teoria a prática

             Sempre há uma desculpa para a negligência alimentar. Sob a  ótica do mundo atual qualquer alimento é ingerido sem a menor preocupação com as reações futuras desta máquina inteligente. A degustação de tantos sabores está acima de qualquer supeita. Ser radical pode ser até falta de etiqueta dependendo do momento.
     Gosto de observar a alimentação de uma série de queixas do dia a dia de consultório. Cito algumas como a ansiedade, “fome de olho”, compulsão por doces ou comida em geral,  depressivo, de uma mulher em TPM, de uma pessoa com síndrome do pânico, com ansiedade ou tolerância zero,...
    O mundo vem sofrendo  determinadas endemias como a AIDS, obesidade, a dependência de drogas e com isso mais estratégias inteligentes exigem dos governantes em combater.
      A influências do meio ambiente e de estilo de vida, de hábitos não muito saudáveis com suas consequências maléficas a saúde.
      Cita-se sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e as drogas ilícitas e outros tantos dilemas enfrentados pela sociedade.
     Porque será que está cada vez mais aumentando a obesidade, pressão alta, glicose e colesterol elevados???
     Nas cidades o acesso a produtos de origem segura exige uma busca mais cuidadosa. 
    Muitos programas em TV estão mostrando a importância da alimentação equilibrada com a presença de hortaliças e frutas.
     A população dos grandes centros urbanos está “entricheirada” se esse é o termo correto. O consumo humano depende até de leis.
    As escolas públicas agora oferecendo frutas no lanche para as crianças devido a uma lei. Que bom para as nosssas crianças que dependem de adultos comprometidos com o bom desenvolvimento.
    Os pais bem orientados já de início estariam fazendo o treinamento. Lembro do meu filho que hoje está com 30 anos e é médico cardilogista. Eu oferecia leite de saquinho fervido sem açucar e ele sempre apreciou dessa forma.
    A oportunidade em informações é a melhor maneira de proteger nossas crianças. Eu só não fiz o melhor pelos meus três filhos pelo desconhecimento na época.
    Falando em alimentação saudável para crianças lembro que mãe de primeira viagem faz besteiras. Eu oferecia papinhas prontas para meu primeiro filho. A cabeça das mães devem estar treinadas para oferecer o melhor aos filhos. É  problemático estar equivocada. Porque não fazer a papinha a caseira?  Falta de informação apenas porque o tempo se arranja para o melhor.
     Na gestação do meu primeiro filho acredito que a alimentação foi de razoável a boa. Já na gestação do segundo filho “PISEI NA JACA”. Como estava elegante entrei na moda. Os “diets” entraram na minha vida e por desconhecimento e falta de entendimento fiquei grávida e continuei com refrigerantes “diets”. Não me dei conta que este refrigerante interferiu no meu comportamento alimentar durante a gestação. Desavisada e por fora total dos prejuízos que este comportamento alimentar traria algum prejuízo ao feto. Como tudo me enjoava eu acabava consumindo o refrigerante diet  com bolacha d’água (dupla) até o 4º. mês de gestação. Estourei na balança e de numero 36 de calçado fui a 38, uma baleia de inchada.  Nos 4 meses aumentei 4 kg e óbvio que no final da gestação contou negativamente.  Esta duplinha eu levava para a faculdade.  De nada adiantou viver na fazenda e conhecer os princípios da boa alimentação. Absorvi a alimentação dos “entricheirados”. Pois de alimentação caseira tudo me repunava. E hoje sei que no primeiro trimestre da gestação é quando se forma o sistema nervoso do feto ( olhos). Eu ofereci  “ZERO” de material biológico para o bom desenvolvimento dos olhos. Então meu organismo usou de uma inteligência fora do comum e de algum lugar tirou o material necessário para a formação dos olhos. Eu conheci em Córdoba na Argentina uma menina com 9 anos sem os dois olhos?  Não tive a oportunidade de investigar a alimentação dessa mãe, mas confesso que fiquei curiosa mesmo. Que bom que o meu organismo me livrou de meu filho nascer sem os olhos.
     Certa vez e hoje mais antenada observo tudo ao meu redor. Estava em um shopping e vi uma mãe, com certeza tb desinformada tanto quanto eu, oferecendo para um bebê ( talvez 3 meses) uma provinha de geladinho colorido vermelho em uma bisnaguinha. Aqui evidencia a necessidade de treinar os futuros e atuais pais para não incorrer nestas faltas que poderam no futuro acometer o bom desenvolvimento dos filhos. Se prepara para cuidar é uma necessidade. A conscientização é a melhor maneira de tornar a boa convivência prazerosa em família.
     Por isso digo que a experiência de vida, com acertos e erros deve ser compartilhada de modo a auxiliar outras futuras mamães a se informarem e assim desfrutar de tranquilidade na gestação e depois curtir os filhos, nosso maior bem.
     Se eles estão felizes os pais com certeza mais realizados.
     Estar atento a nutrição essencial é a melhor atitude para melhorar a convivência entre os humanos.
     Aprendi que a natureza é sábia e cabe aos mais treinados e informados levar a motivação de que é bom ter a oportunidade de entender e compreender para que mais alegria tenhamos em nossas vidas.
      



Cérebro humano

                         O cérebro necessita de nutrientes específicos, caso falte o resultado é a "pane geral"( tristeza, nervosismo, ansiedade, angústiva, ... ). Temos o SNC ( Sistema Nervoso Central) constituído principalmente de proteínas e o SNP ( Sistema Nervoso Periférico) constituído principalmente de gorduras boas ( AGES) chamados Ácidos Graxos Essenciais. Estes encontrados no côco, abacate, nozes, castanha do Pará, azeite de oliva e outros.
      Para cada evento ou situação adversa temos atitudes condizentes ou não. Uma reação adequada é a administração competente da mesma.  As reações não adequadas,  trazem algumas sequências a seguir, podem originar mais sofrimentos pela impulsividade.
     Estas reações inadequadas que geram sofrimento tem multiplas causas. O ambiente vivido e os modelos familiares podem estar em jogo.
     Muitos cientistas estudam o cérebro e ainda muita coisa a ser elucidada.
       A conexão dos hábitos alimentares e reações individuais é muito interessante. Por isso cada indivíduo é unico e com suas peculiaridades.
      Os alimentos importantes ao bom funcionamento cerebral deve ser sempre estimulado no ambiente familiar e escola. Quando acontece febre a primeira coisa que se pensa é virose. Quando alguém se torna agressivo a primeira coisa que eu penso é que está abastecendo pouco o cérebro. Mas uma idéia geral que a população anda estressada mesmo. O corre corre das pessoas de uma cidade grande, em comparação com uma cidade de menor população, podemos até pensar no ambiente estressante também. A pergunta é:   Porque o mundo está cada vez mais estressado ( cérebro mal abastecido...)?
      Então eu penso no automóvel com gasolina adulterada ( pode falhar= enguiçar), sem gasolina (não anda) e ou com tanque furado (não segura o combustível).
     O dia em que mais pessoas consigam observar o consumo desavisado melhor será para o próprio bem estar. Esta conexão de necessidade essencial e consumo adequado reduziria a predisposição ao estresse e seria a garantia de menos transtornos funcionais.
     O cérebro faz parte de uma engrenagem e ele seria um comando muito inteligente para os demais integrantes da máquina humana. Apesar do desenvolvimento tecnológico avançar ainda é preocupando a ascensão das doenças degenerativas em geral.
      Mas o cérebro continua necessitando dos mesmos alimentos que em épocas antigas. Muitas hipóteses para explicar o comportamento humano é motivo de pesquisas ao redor do mundo. Na prática diária gosto de observar o comportamento conforme a alimentação. Além das drogas ilícitas que tanto mal causa a saúde nos deparamos com alguns hábitos alimentares viciantes. Os alimentos ditos "vazios" (doces, guloseimas,refrigerantes, ...), farináceos e carne vermelha faz parte de agluns alimentos de consumo repetitivo podem trazer prejuízo a saúde em geral e fragilizando cérebro, do fígado, rins, pâncreas, ... Um grupo de adeptos preferem eliminar o consumo de carne e outros curtem este consumo. Muitas famílias por estarem desavisadas oferecem refrigerante diariamente sem preocupação. É frequente observar a predisposição ao estresse deste grupo de apreciadores, inclusive crianças.
    Estimular a prática alimentar adequada deve começar pelos pais. A importância da escola dar continuidade as boas práticas alimentares é a prova da preocupação em proteger nossas crianças.
    Fatos instigantes e inexplicáveis como a onda de ataques em escolas entre alunos e contra professôres é lamentável.  Crianças hiperativas, com "déficit" de atenção está em crescente.
     A sociedade em geral assiste assombrada e a pergunta que não quer calar: O que está acontecendo com nossos jovens?
     O modelo de sociedade deve ser pensada e repensada. Para que mais cérebros competentes se multipliquem é preciso que os pais busquem informações dos alimentos que consome em família. A mobilização de pais é um pequeno passo para que se forme um grupo de colaboradores para a Paz Social. Compartilhar o conhecimento deve partir dos interassados em promoção de saúde em família a partir de ações preventivas. Cérebros malfeitores"  destróem a vida de muitas famílias e a idéia é multiplicar os cérebros benfeitores e bem nutridos.
   No Brasil é permitido muitos aditivos em alimentos ( 40) enquanto que nos USA em torno de 8 e no Japão apenas 4 substãncias. A quantidade de conservantes, aditivos, corantes, assidulantes emulsificantes que estão presentes em produtos ofertados para consumo é grande. Ter atitude e estar atendo as boas praticas de alimentação é excelente para a saúde e tentar dentro do possível buscar alimentos diretos da natureza.
     Até meus 24 anos vivi na fazenda e só me afastava deste ambiente para estudar.  Tive a vivência saudável com alimentos diretos da natureza e compreendo a dificuldade de acesso nas grandes cidades. As feiras livres é uma boa opção de produtos naturais e mais saudáveis.
    Ter a consciência de que "somos o que comemos" pode fazer a vida bem melhor.



terça-feira, 15 de maio de 2012

Uma vez sendo mãe..todo dia é dia de mãe!!!....


          "Alegrem-se teu pai e tua mãe, e regozije-se a que te gerou." Provérbios 23.25

Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista. Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão. Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.

- O que eu pergunto é se tem um trabalho, insistiu o funcionário. 
- Claro que tenho um trabalho, exclamou.  Sou Mãe

- Nós não consideramos "mãe" um trabalho.  Vou colocar "Dona de casa", disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica.  A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação, perguntou:

- Qual é a sua ocupação? 
Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora:
- Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas.
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
- Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente? 
Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:
- Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas).  Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas). 
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta.
Quando cheguei a casa, com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3 anos.
Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz. 
Senti-me triunfante!

Maternidade... que carreira gloriosa!

Assim, as avós deviam ser chamadas:

"Doutora-Sénior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". 
As bisavós:

"Doutora- Executiva- Sénior". 
E as tias: 
"Doutora - Assistente". 
Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras.

Doutoras na Arte de fazer a vida melhor!

Desconheço o Autor

quarta-feira, 2 de maio de 2012

APRENDA A TER UM INFARTO ( É BEM FÁCIL)



REPASSANDO...
Ao ler esta mensagem  não resisti em postar aqui. A receita é oportuna em épocas atuais. Na minha prática diária ouço a desculpa de não ter tempo para se cuidar.  É bom lembrar que para toda a ação existe uma reação. Todo o caminho deveria ter o ir e vir. Para todo o problema por mais difícil que seja sempre existe a esperança. Eu cuido da minha máquina humana pensando em longevidade saudável. O futuro está diretamente proporcional aos meus cuidados em alimentação. Pretendo ter uma velhice com menos problemas e por isso devo plantar BONS HÁBITOS para poder colher BOA SAÚDE.

ESTA RECEITA EXPLICA COMO SER SURPREENDIDO PELO  INESPERADO E MUITAS VEZES FULMINANTE INFARTO OU ATÉ MESMO A MORTE SÚBIDA. INFARTO EM ATLETAS LEVANDO A MORTE EM PLENA ATIVIDADE COMPETITIVA ESTÁ ACONTECENDO PARA DEIXAR A TODOS PERPLEXOS.

 _______________________________________________

DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias. 2 Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.. 7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro, enferruja!!! rs)
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado... Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.
10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo. 11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.
Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
Duvido que voce não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!

IMPORTANTE:

OS ATAQUES DE CORAÇÃO Uma nota importante sobre os ataques cardíacos..
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo(direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.

Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!
Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a seus amigos, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !
REPASSE, NÃO DÓI NADA!!!!!!!!