Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



domingo, 8 de abril de 2012

Nutrição essencial é a geradora de saúde....

PARA REFLETIR:

MÁQUINA HUMANA BEM ABASTECIDA EM NUTRIENTES ESSENCIAIS...MENOS PROBLEMAS DE SAÚDE TANTO FÍSICA COMO MENTAL.

Eu creio que para toda a ação teremos uma reação.

Fico assistindo a lutas e lutas...E ME SINTO NA RESPONSABILIDADE COMO CIDADÃ E MÃE de participar desta campanha tão nobre.."Luta com o câncer".

Hoje nem era minha intenção, mas ao ler  mais esta mensagem de LUTA contra o câncer para compartilhar no facebook, me senti CUTUCADA.

Quem avisa amigo é....Então cá estou eu com as minhas idéias construídas ao longo de 20 anos de profissão e mais 54 anos de vida.

Uma viagem pela vida do meu passado...
Antes da profissão de médica ...fui feto dentro da barriga de minha mãe. Eu sei que ela costumava comer "doces", pois na fazenda ela ela articulinária perfeita como compoteira de abóboras tanto em compotas com acondicionadas em caixas de madeira chamadas caixetas de compotas deliciosas. Lembro das caixas de figadas...hummm...que saudades..está registrado tudinho em minhas papilas gustativas e armazenadas em alguma parte do meu cérebro.  Eu estava em formação e ela com certeza comia esses saborosos doces. Se a mãe for muito negligente, o feto não consegue se formar e morre ainda dentro da barriga da mãe. alguns se escapma e morrem aqui fora...ficaram incapacitados de viver devido ao aporte insuficientes de nutrientes para a boa formação dos órgãos internos. Bem ainda que eu consegui sobreviver...me sinto uma vitoriosa mesmo.

Fiz o blog para poder conversar com o público que quer mais e mais...curiosos...Adoro a palavra "curiosidade". Os curiosos vão em busca e enquanto não encontram a resposta não sossegam. Eu há 24 anos atrás quiz desvendar um quebra cabeças e me coloquei neste universo imenso em busca de respostas para minhas indagações...que aos poucos vocês conhecerão.

Eu fiz a caminhada solitária em termos de questionamentos e fui caminhando meio tropega...sem bem saber onde encontrar a leitura correta e esclarecimentos durante a minha formação. Eu comecei o curso de medicina sendo mãe e era uma dos quatro mais maduros da classe. Minha concentração em sala de aula era 100 % e sentava na primeira classe para que nada me atrapalhasse. Sempre vou lembrar de meus mestres amados e queridos, que durante a faculdade me impulsionaram a seguir nesta busca insesssante por respostas e do porque dos problemas que eu estava vivendo com um de meus filhos.

Uma vontade de colocar as idéias que venho construindo ao longo destas observações de comportamentos alimentares equivocados e que nem nos damos conta do sofrimento que nos causa.

AOS PAIS:
ATENÇÃO A INFÂNCIA...NA VIDA ADULTA SE PAGA O PREÇO.
Um menino de 11 anos me disse: " eu janto porque meu avô diz que é o melhor...mas minha mãe quer me dar sandwiche".
Ainda bem que ainda existem pessoas a moda antiga...o moderno está indo na contra mão da saúde. Pedi ao neto ir ao encontro de seu avô na sala de espera...e ele deu nota 10 para seu avô..com um abraaaaçção...
Avô como esse merece muito mais. No final do atendimento conclui, para minha surpresa ao longo de meus 20 anos de pediatra:  “sou viciado em refrigerante...então meu cérebro é OTÁRIO”.

“Sáude ou doença...eu decido...não delego a ninguém aquilo que é minha responsabilidade com minha saúde.”
A negligência em termos de nutrientes essenciais traz conseqüências terríveis. As crianças nem querem mais vegetais e poucos consomem frutas. Afinal para que comer fibras...nem dá ibope. O saboroso meche nos cérebros despreparados... O meio familiar deve ser o mais saúdável possível preservando os bons hábitos. Eu acredito em Cérebro viciado ..estômago possuído...e mão boba...+ boca maldita... 

Estamos assistindo UM CRESCENTE adoecimento de nossas crianças e o que é pior, sendo acometidos de DOENÇAS DE IDADE AVANÇADA.

O mais efetivo seria  a prevenção de todo o sofrimento...UMA alimentação suprindo as necessidades para uma vida com bem estar e longevidade.
Podemos lutar sempre, mas com todas as armas, tanto medicamentosas como lembrar em melhorar as defesas imunológicas. Os problema acontecem. E o problema poderá ser de ordem minima e vai crescendo em diversidade e intensidade. Me faz lembrar aqui das enxaquecas que eu tinha aos 4 e 5 anos de idade que eu tinha já ao lado de minha cama um Sonrisal...essência de Olina...nossa essa era muito efetiva eu lembro.

 Encarar de frente o círculo vicioso da má alimentação em que vivemos. Parece que comer errado não terá um preço.
“”””Sim terá o preço...o desequilíbrio e a falência também...igual morte”””.

Ciência alimentar seria o aprendizado essencial. Aprendendo a respeitar as regras biológicas. Educar e treinar o cérebro para alimentos funcionais...e assim agredir menos aos nosso organismo...principalmente o cérebro que recebe o MÍNIMO em termos de abastecimento...

Então temos como resultado tudo o que estamos assistindo em ver nossas crianças sendo atacadas por estas doenças que levam a tanto sofrimento de familias. 

Quando vejo alguém alterado da mente, logo me vem a mente: o que esta pessoa anda se alimentando????

Assistimos uma crescente de  baixa competência emocional para os enfrentamentos das adversidades  da vida.

As providências cabíveis e cuidar mais de minha alimentação foi a lição mais linda que eu tive ao longo desta trajetória de vida.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

DIGAS O QUE COMES ... QUE TE DIREI DO QUE SOFRERÁS!!!!


               A toda a ação teremos a reação. Isso vale para o nosso dia a dia em relação ao que nos alimentamos. O nosso organismo depende do aporte necessário de alimentos de qualidade. Muito se fala sobre nutrição funcional. Vale mais observar a qualidade do alimentos do que calorias. O fato da vida corrida muitas vezes nos leva a consumir alimentos prontos e que exijam menos tempo de preparo. O que colocamos para dentro do nosso tubo digestivo via boca tem repercussão. O consumo deve obedecer regras de necessidade e fora destas regras teremos os efeitos.

       Este final de semana “pisei na jaca literalmente”. Não é para menos estar diante de delícias e não experimentar. Ah quantos docinhos levei a boca (6)...e depois até dor de barriga eu tive...isso ahhh faz muito tempo que não sentia.

      Este final de semana foi muito saboroso. Sábado comemoração de 50 anos de uma amiga e comilança. Nesta noite rejeitei os doces, saboreei apenas o prato quente. Tinha purê de aipim e deixei de lado o  purê de batata...kkk. Ai que delícia o camarão e o peixe.

     No dia seguinte mais comemoração. O domingo um churrasco e toda a turma da amiga. Lá fui eu e já de antemão imaginando o que seria a comilança. Bem depois da linguicinha que meu amigo descobriu no Mercado Público de Porto Alegre...ah irresistível. A costela de bovino já comi muito na minha época juvenil na fazenda. Dei uma beliscada, mas a linguicinha estava realmente saborosa.

    O efeito da comilança observei na pele, uma acne próximo a sobrancelha esquerda que traduzo como uma sobrecarga alimentar.
Ai que dó em ver minha pele detonada com a marca da acne. Agora é tarde...já comi...kkk. Ah devia ter comido só salada no churrasco??? O controle desta vez eu perdi.  Pretendia comer apenas 100 gramas de carne...acho que comi 250 gramas... extrapolei a minha capacidade de metabolizar...Será que foi a carne ou foi o doce? Doce depois do salgado...uffaaa..detonei meu estômago....

      Bem me proponho em uma próxima churrascada me controlar e consumir apenas 100 gramas de carne vermelha. Ou quem sabe só comer saladas. Vale tentar...

      Faz 10 anos que tenho me reinvetado e aos 54 anos me sinto cada vez melhor. Bem até ganhei 38 anos..isso é de pensar.

    Ao me mudar de Pelotas para Porto Alegre consegui perder 70% dos meus cabelos....E a causa?????

     Em um congresso em SP em 2008  tomei conhecimento de uma médica russa. Ao ler "4" dos vários livros da Dra. Kousmine foi que entendi o porque da perda de meus avantajados cabelos, hoje bem mais ralos.

     Atendendo em Porto Alegre desde 1996. Em 2005 tentei unir o útil ao agradável. Minha mãe na época com 80 anos vive em Santa Maria. Todo o mês lhe faço uma visita. Temos uma afinidade maravilhosa. Somos verdadeiramente apaixonadas uma pela outra. Em 2007 resolvi atender em Santa Catarina, pois tinha um sonho de morar aos 80 anos na beira da praia. Amo Bombinhas por ser um mar calmo e não oferece riscos ao entrar na água. Minha estrategia de trabalhar por lá durou de 2007 a 2011.

     Os problemas que advém do estresse ocasiona alterações que muitas vezes nem nos damos conta. Ao longo destes anos trabalhando em 3 localidades minha dieta ficou devendo. O desgaste pelo estresse foi visível. Consegui algumas seqüelas do quanto nosso organismo sofre ao ser requisitado para tantas tarefas. Bem ao me deslocar para o interior consegui branquear as unhas das mãos e dos pés. Consegui que quase desaparecesse a minha sobrancelhas com mais um compromisso que assumi, ao ir para Santa Catarina.  Em 2011 ela me olha e comenta que estou com pouca sobrancelha. Essa minha  vevéia de 86 anos boa de visão.

     Mesmo sendo eu a conhecedora das consequências da comilança também tenho o controle perdido. Mas sempre penso que errar menos é o ideal. Antes deste conhecimento eu errava todo dia várias vezes ao dia.

     Atualmente conto nos dedos os erros e já é um progresso.

    Não há como se livrar das consequências dos erros. Sempre pagamos em reações e alterações físicas quando nos expomos ao estresse com alimentação insuficiente. Nosso metabolismo exige a reposição de nutrientes e nem sempre conseguimos fazer o que realmente seria a necessidade. Entendo que gastei mais do que me nutri e agora tenho de retomar ao meu equilíbrio e ganhar as vantagens de ficar atendendo em uma localidade somente. A gente corre corre e tenta fazer da nossa árdua missão de trazer bem estar a quem nos procura e muitas vezes negligenciamos com a própria saúde. Há estudos sobre qualidade de vida dos profissionais de saúde nos USA e concluiram que os compromissos são grandes e nem sempre a dieta é adequada a tanto trabalho dispendido. Os que trabalham mais e se alimentam de menos em termos de qualidade também vão sofrer com a perda de saúde.

   Com a reposição de alguns aminoácidos já recuperei 60 % das sobrancelhas. Os cílios me parecem mais visíveis após passar o rimel.

     Eu gosto de observar como eu me comporto com o que eu me alimento. No Congresso de Nutrologia em 2009 asssiti uma bela palestra sobre  Nutrigenômica ministrado por uma aluna de doutorado da USP.
 
      Os alimentos podem sim alterar a dinâmica funcional e estrutural do indivíduo. Ou seja os alimentos tem a capacidade de modular nossos genes, É uma boa notícia que temos de tomar juízo ao se alimentar sob pena de pagar o preço com dores, transtornos e alterações de toda a ordem. O perfil alimentar dos que sofrem de pânico, fobias, ansiedade, TPM, insônia, depressão... pode ser explicado pelo hábito alimentar ou ausência de nutrição essencial. As crianças cada vez mais consomem menos vegetais que ajudam a vesícula. A frutas que contém vitaminas são substituídas por produtos manufaturados. No decorrer dos anos teremos a deformidade do corpo ou a alteração do sistema nervoso tão mal compreendido quando se refere a nutrição cerebral.

    Atendendo a um menino de 11 anos ele retruca: bem se eu quero os alimentos que me prejudicam então meu cérebro é OTÁRIO.