Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SUSTENTABILIDADE INDIVIDUAL

SUSTENTABILIDADE INDIVIDUAL

Cada indivíduo necessita de combinações de alimentos conforme a sua genética e estilo de vida.

Os alimentos devem ter funções tanto para preservar a natureza humana como gerar energia para suas várias capacidades.

A nutrigenômica tem essa característica de modular genes e assim todos terem a tão chamada melhor qualidade de vida.  Suprir as carências é a melhor utilidade do ato de alimentar-se.

Necessidades e sabor são buscadas conforme a visão particular de vida e de saúde. Os que levam em conta somente os sabores vão sofrer de deficiências que se traduzem por problemas e a seguir doenças. Os que recusam os vegetais e frutas vão ser as vítimas de toda a ordem de doenças a curto e a longo prazo.

A transformação dos alimentos para suprir as necessidades individuais necessita de conhecimento por parte dos pais e educadores.  Para serem aproveitados em sua forma in natura muitas escolas estão indroduzindo a dieta com vegetais produzidos na própria comunidade. A cozinha vem sofrendo modificações tendo em vista o modo de vida.

O estresse está ganhando o topo no ranking de problemas funcionais ocasionados pela atividade executada ou atividades diárias somadas as responsabilidade que a sociedade impõe.

Um mundo que exige cada dia mais dentro da competividade nada mais razoável dos efeitos em uma matéria sensível que é a matéria viva ou chamada matéria organizada e que necessita de manutenção diária. Com certeza essa manutenção é realizada em torno de 20 a 40 % de suas necessidades. Então fica mais fácil compreender as reações humanas cada vez menos sociáveis. Nas escolas, entre familiares e cada vez mais a intolerância está as claras que algo está fora de controle e sem razões para os menos conhecedores do funcionamento cerebral.

As agressões são visualizadas no comportamento e as agressões que os alimentos que são ingeridos sem critérios causam  se manifestam sobre forma de comportamento.

Em tempo real a tecnologia avança de uma forma acelerada e o conhecimento das conexões dos alimentos benéticos e os de causa desconhecida ditos não benéticos e que são jogados pela industria para o consumo “ sob a chamada sabor” vai levando os seres a consumir e a sofrer os efeitos danosos ao cérebro e a toda a genética humana.
Tudo pode ...mas nem tudo deve ...ser consumido.

DRA. MARIA EMÍLIA FRIPP PEREIRA
MÉDICA PEDIATRA E NUTRÓLOGA
CREMERS 17.790
WWW.abran.org.br



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Liberdade na alimentação & Comportamento Anti social

 

Liberdade na alimentação é o entendimento que pode-se consumir todos os alimentos. Esta liberdade pode significar um erro ao longo da vida se for escolhas sem critérios.

O organismo humano é  uma máquina biológica que deve ser abastecida para ter sua capacidade funcional a plena.

Longevidade é a possibilidade de ter a vida prolongada as custas de nutrição inteligente e que supra as necessidades metabólicas.

No mundo atual acontece os efeitos da alimentação modificada ou rápida que interfere na manutenção da vida.

A culpa de problemas de saúde é o fato de não ter tempo para realizar uma alimentação adequada.

Alguns hábitos são passados as gerações entre colonizadores portugueses ( consumo maior de açúcar e farináceos) , italianos ( massas, espaguetes,...), alemães ( batatas inglesas) , árabes ( trigo para kibe,..) e resultando em  paladar típico entre estes descendentes. 

A ciência da alimentação deverá ser ministrada nos colégios desde a infância. Deve ser estimulada a alimentação saudável a partir dos pais e adultos formadores de opinião.

Um escola preparada para o enfrentamento dos problemas de comportamento através da mobilização dos pais, de professores e direção se faz necessário. Fatos inexplicáveis acontecem a cada dia nas escolas e a impotência que a sociedade se depara. Administrar estes transtornos do comportamento realmente é tarefa complexa. Na ausência de causa óbvia algumas medidas podem ser tomadas como promoção do bem estar e convívio ideal.

Alguns monstros estão fazendo parte do cenário de tragédias em família, no trânsito, nas escolas e no convívio social em geral.

Os transtornos mentais ou distúrbios leves  de adaptação social é o sinal da desorganização alimentar com efeitos no sistema nervoso.

Não espero "comportamento social" em tomadores de refrigerantes. A medida que se ingere alimentos agressores ao sistema nervoso alguns pequenos sinais acontecem. Este desorganiza o metabolismo do cálcio e fósforo. O que isto significa? Transtornos do comportamento de "causa desconhecida" e que as vezes pode ser apenas uma incapacidade de se concentrar ou inquietude ( hiperatividade).

Comportamento e reações inadequadas a determinadas situações tem causas diversas. Isto dificulta algumas regras a serem executadas.  O manejo no ambiente familiar e escolar cada vez mais difícil. Algumas tragédias não são evitadas. Quantas famílias se perguntam: Onde foi que erramos? Porque meu filho  fez o que fez, era tão calminho e quieto e de repente se transforma em um ser brutal.

Como incentivadora da alimentação saudável me sinto na obrigação de cada vez mais incentivar  conhecimento dos efeitos da alimentação inadequada. As reações afetam incialmente o aparelho gastrintestinal e aos poucos outros efeitos vão se somando. Observar o consumo de carboidratos refinados ( gases intestinais,...) que sobrecarregam  o circulatório e podem perturbar o sistema nervoso. Estes geralmente se apresentam mais ansiosos ou nervosos e de forma crescente consomem os alimentos que deveriam ser de consumo reduzido.  Uma quota maior de alimentos com índice glicêmico elevado ocasionam uma dependência química. Uma atração “fatal” diante de alguns alimentos e o consumo acontece sem controle. Há os viciados em pão, chocolate, massa, arroz branco e baixo consumo de hortaliças e frutas.

Tudo o que for ingerido desmedidamente ocasionam transtornos de toda a proporção em algum momento da vida, seja jovem ou adulto.

A depressão está acontecendo em todas as faixas etárias.  Florianópolis tem um projeto alimentar nas escolas públicas que levam as crianças a cuidar da horta. Aqui nem se discute causas e sim executam as regras da alimentação saudável. O cultivo e consumo dos produtos diretos da natureza e cheios de energia vital é o treino recebido.

As crianças copiam o que observam dos adultos e aos poucos algumas medidas são benéticas a comunidade. Diante de tantos problemas de comportamento algumas atitudes podem fazer a diferença. Políticas públicas de saúde para as escolas devem surgir de pessoas preocupadas com a onda crescente de problemas de comportamento. Em Santa Catarina o governador sofrendo de uma doença degenerativa tomou esta decisão. Uma lição de vida que se transformou em uma ato de coragem e varreu os bares das escolas públicas de Florianópolis.