Sejam bem vindos ao mundo da saúde plena.


"Bom mesmo é ir a luta com determinação

Abraçar a vida e viver com paixão

Perder com classe e viver com ousadia

Pois o triunfo pertence a quem se atreve

E a vida é muito bela para ser

insignificante"


Augusto Branco



sábado, 29 de janeiro de 2011

Exemplo dos pais tem importância vital no combate a obesidade infantil

A natureza humana, desde a tenra infância, apresenta uma maior vulnerabilidade em relação a outras espécies que habitam o planeta.

A família moderna está sofrendo algumas interferências e os modelos antigos de hábitos saudáveis estão sendo esquecidos, como o uso da sopa antes das refeições. 

Os pais, por diversos motivos, acabam por facilitar a entrada de hábitos ditos não saudáveis. Em vez de uma fruta tem a facilidade de ir ao armário e pegar um biscoito. Então aqui é possível influenciar positivamente ou negativamente, dependendo do conhecimento materno principalmente.

A saúde dos filhos é diretamente proporcional à capacidade dos pais de compreender o desenvolvimento humano. Este entendimento fica a cargo dos profissionais e a prática familiar é desprotegida pela instrução esquecida.

A alteração da estética corporal está aumentando em forma de sobrepeso ou obesidade. Falhando o processo educacional alimentar ficamos sem poder interromper a crescente onda de crianças que sofrem do problema.

O ambiente doméstico está modificado na era moderna passando a ser uma oportunidade para as crianças se criarem sem referências alimentares saudáveis. O treinamento em favor da saúde infantil seria necessário. Uma instrução para os pais e educadores, como sendo na escola também um lugar onde esta oportunidade poderia acontecer. Quanto mais conteúdo que esclareça e informe aos pais, como sendo os responsáveis pelo exemplo aos pequenos. A maneira correta de proporcionar às crianças um método infalível de hábito saudável de alimentação, seguido de novos hábitos alimentares, que ao longo da era moderna, foram ficando esquecido no seio das famílias. Senta-se a mesa em hora marcada para tomar as refeições em família, é um hábito que contribui e em muito para o equilíbrio da educação alimentar, entre outros como este e de suma importância.


 O que era exclusividade da mãe já há muito passou a ser terceirizado  para as babás, cozinheiras, escolas de educação infantil e ou creches. Os modelos são para serem copiados e a criança vai acompanhar e fazer seu treinamento com quem ela conviver.
O comportamento alimentar atualmente sofre a interferência do processo industrial pós-guerra, tudo pronto e rápido.

A cozinha hoje tem aparelhos modernos para o cozimento e a população usa sem critérios por desconhecimento. As crianças, ao abrirem um forno de microondas, recebem uma carga de radiação sem o menor entendimento dos problemas graves que isso gera a sua saúde. Aproveitando aqui para dizer que o microondas deve ser manuseado somente por adultos, sempre posicionando acima da cabeça segundo orientação pós pesquisa em países como a Itália. Para piorar a correria do mundo moderno, a alimentação preparada desta forma, fica na maioria das vezes completamente comprometida nos seus valores nutricionais.

A nutrição essencial deveria ser um motivo para cursos direcionados aos pais e educadores. Os pais preocupados com o desenvolvimento cerebral e físico de seus filhos receberiam com muito apreço esta atitude de cidadãos comprometidos com um mundo melhor e com menos violência.

A televisão também ensina o mais prático e o mais rápido.  O cunho comercial das propagandas está acima da natureza biológica e cabe aos adultos direcionar o que é o melhor e o que é essencial para o bom desenvolvimento físico e emocional.

A ingestão repetida de alimentos desvitalizados tem um resultado negativo e cumulativo alterando a estética.  Crianças que consomem poucos vegetais e frutas têm uma maior predisposição aos efeitos de sobrecarga ou sobrepeso.

Com a obesidade outros problemas sérios estão associados como intestino “preguiçoso”, baixo rendimento escolar ou  déficit de aprendizado. Aumentando entre a população infantil o estresse, problemas de humor, depressão, entre outros tantos. A das vezes, os pais sem conhecimento para identificar os agravantes, não conseguem detectar a tempo de evitar um distúrbio de comportamento ou baixa autoestima.

Isto se deve à falha dos mecanismos de defesa do organismo que não recebendo a nutrição essencial, influencia no mau funcionamento gástrico, da vesícula, dos intestino, dos rins, pâncreas, fígado, etc...